sábado, 5 de julho de 2014

Fortaleza com crianças: Centro Cultural Banco do Nordeste

Aí que você está em Fortaleza em pleno sábado e sem muita ideia do que fazer... Que tal um passeio em família, super divertido e ainda por cima totalmente gratuito? É a minha dica de passeio de hoje!
Quando Valentina era bem menor, sempre íamos curtir as programações do CCBN, que oferece aos seus visitantes uma ampla programação cultural para todos os gostos, todas as idades. Voltamos hoje para redescobrir o Centro Cultural em sua nova sede (localizada na Rua Conde d'Eu, 560 - Centro).  O prédio, por si só, já conta uma história muito legal, pois nele funcionava o antigo Mercado Central, inaugurado em 22 de setembro de 1932. Por este motivo a inauguração do Centro Cultural também aconteceu no dia 22 de setembro, só que do ano de 2013, ou seja, 81 anos depois.


O Centro Cultural destina vários programas para a população em geral, sendo que também atividades específicas para o segmento infantil, com espetáculos de dança, circo, teatro, além de oficinas culturais e educativas.

Para ver a agenda das atividades completa, basta clicar aqui


Na nossa visita, chegamos perto do horário do espetáculo e tivemos uma certa dificuldade pra estacionar, pois aos sábados a maioria dos estacionamentos fecham às 16h. Acabamos por optar colocar o carro na rua mesmo, em frente ao Centro, e não tivemos nenhum problema quanto a isso. Uma observação: na antiga sede a programação infantil acontecia aos domingos, mas confesso que achamos muito melhor ela aos sábados, quando o centro de Fortaleza ainda está bem cheio e você não se sente inseguro em transitar pelas ruas da cidade.

Bem, falando da programação. Antes de irmos ao teatro, levei Valentina pra conhecer uma exposição, que ela achou o máximo. Ela via as imagens e ficava impressionada com as cores, formas, texturas. Um barato!



Após a exposição nos dirigimos ao teatro pra assistir o espetáculo Marilu e a luneta encantada. A sala estava bem cheia, muitas famílias participando desse momento, muito legal. E o espetáculo é lindo, diverte a criançada e emociona os adultos. A média de tempo dos espetáculos são sempre de 1 hora.





Valentina adorou o espetáculo, a carinha dela não tem preço!! No final, quando os atores foram explicar um pouco mais da peça, ela "fugiu" e ganhou um colo muito especial de uma das atrizes. Foi muito lindo!

Papai e Valentina, divertindo-se no espetáculo


Depois dessa diversão toda, ainda tinha mais!!! Iríamos fazer um passeio no Trem da História, que percorre as ruas e avenidas do centro histórico de Fortaleza. Um guia e um personagem representando o Bode Ioiô (que foi um famoso bode que viveu na cidade de Fortaleza no início do século XX) vão contando fatos históricos e interessantes pela cidade. O percurso tem duração média de 1 hora e foi o ponto alto do nosso programinha. 

Duas informações importantes. A primeira é: assim que chegar ao Centro Cultural dirija-se à recepção e já pegue a sua pulseirinha com uma das atendentes. As vagas para o trenzinho são limitadas e esgotam-se rapidinho. Outra informação: nem sempre dá pra ir o casal com a criança, eles priorizam uma criança com um acompanhante e caso sobre vagas, outros acompanhantes poderão ser encaixados no passeio.




Catedral de Fortaleza

Mercado Central de Fortaleza. Ao fundo, a Catedral.

Obelisco da Praça do Cristo Redentor

Antigo prédio da alfândega de Fortaleza. Hoje funciona o Caixa Cultural. 


Sede do 23º BC (Batalhão de Caçadores). Durante a semana são feitas visitas guiadas.

No final, Valentina toda feliz com o Bode Ioiô

Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte