quinta-feira, 10 de julho de 2014

[LITORAL LESTE] Morro Branco, Beberibe - 2º dia

Optamos fazer nosso passeio pela Praia de Morro Branco dividido em dois dias (clique aqui pra ver como foi o roteiro do primeiro dia). Visitamos o Centro de Artesanato, fizemos algumas fotos na frente da Igreja São Pedro, a casa onde foi gravada a novela Final Feliz e no Monumento Natural das Falésias, encerrando nosso passeio em uma das muitas barracas de frente pro mar. Vou falar um pouco dos principais pontos turísticos que visitamos.

Uma observação: Morro Branco é uma praia pequena e fácil de se conhecer, até de forma independente. Estávamos com uma criança de três anos e resolvemos fazer tudo "no tempo dela", por isso dividimos nossa visita em dois dias, mas caso seja um adulto fazendo a viagem sem criança, ou mesmo com crianças maiores, acredito que dê super certo fazer todo o roteiro em apenas um dia.

Começamos o passeio pelo Centro de Artesanato Prof. José Edir Ribeiro. Localizado no Mirante, ponto mais alto do Morro Branco, e com cerca de 60 boxes que oferecem confecções e peças artesanais, em especial as areias coloridas, o Centro de Artesanato é parada obrigatória para quem quer levar alguma recordação de sua visita, além de conhecer o trabalho artístico feito pelos moradores locais. Algumas vezes tem-se a oportunidade de ver os artesãos trabalhando ao vivo.




O artesanato com areia colorida é uma das principais características de trabalho da região. Atualmente não usa-se mais a areia das falésias, como uma forma de preservação, não comprometendo mais as mesmas, sendo que hoje os artesãos tingem a areia branca pra fazer a composição do trabalho, transformando essa matéria prima em lindos cenários paradisíacos que servem de inspiradoras lembranças. 




Ainda do alto da vila dos artesãos, somos privilegiados com esse cenário de tirar o fôlego. Lá em baixo, a famosa praia de Morro Branco.




A nossa próxima parada foi na "Casa da Novela Final Feliz", gravada pela Rede Globo em 1982 na praia. A casa hoje é uma lojinha, onde o visitante é convidado a entrar pra filmar e fotografar e, de quebra, pode levar alguma lembrancinha (como foi o nosso caso).





Por fim, fizemos um passeio pelas falésias, mas como o sol já estava bem quente, evitamos fazer todo o roteiro, que ficará para outra oportunidade.

Do alto das falésias somos presentados com essa paisagem sensacional.


Sugiro sempre que fizer os passeios pelas praias, especialmente aqui no Ceará que faz muito calor o ano todo e o sol não dá trégua quase nunca, levar protetor, óculos e chapéu, além de beber muita água. O ideal é conhecer as falésias preferencialmente no comecinho do dia ou fim de tarde. Quando fomos fazer, já passava das 11h30 e resolvemos não arriscar, por causa da nossa filha. Valentina, como sempre, se esbaldou nos banhos, em pequenas piscinas naturais que se formam ao longo do caminho que leva às falésias.

Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte