quarta-feira, 9 de julho de 2014

Oca do Índio e Rio Choró, em Beberibe

Cinco são as praias que fazem o município de Beberibe, situado no litoral leste do Ceará: Morro Branco, Praia das Fontes, Prainha do Canto Verde, Uruaú e Parajuru. Nosso destino da vez foi a primeira delas, a famosa Praia de Morro Branco, que fica a cerca de 85km de Fortaleza.

Uma das praias mais badaladas do estado, Morro Branco apresenta cenários de tirar o fôlego, como o Monumento Natural das Falésias! Destaca-se também o lindo trabalho dos seus artesãos, especialmente os feito com areia colorida. A cidade já foi palco de muitas produções, como as novelas Final Feliz e Tropicaliente, assim como gravação do programa No Limite, todos da Rede Globo de Televisão (falarei desses passeios no próximo post).

Dividimos o nosso passeio em dois dias, que é mais do que o necessário pra conhecer e curtir o melhor da região. Hoje vou falar do nosso primeiro dia. Começamos logo cedo pela Ocas do Índio Pousada e SPA (clique aqui pra ir pra conhecer fanpage deles), onde passamos nossa manhã. Super dica para quem vai com criança à praia ou mesmo procura uma estrutura para curtir Morro Branco. A Pousada (onde também funciona o Spa e o restaurante) é aberta ao público e tem um ambiente muito agradável que une arquitetura e culinária indígena, além de um SPA que oferece aos visitantes tratamentos de desintoxicação, massagem terapêutica, entre outros.

A decoração, em estilo rústico, faz referência às antigas ocas dos índios. Muito verde deixam o ambiente ainda mais bonito e aconchegante. Poder desfrutar dessa super estrutura deixa a viagem ainda mais especial, pois é possível curtir a piscina, tirar uma soneca no redário, aproveitar o cardápio delicioso do restaurante e ainda dá um super mergulho no mar, já que a pousada fica em frente a praia. 

Entrada da pousada, que oferece estacionamento gratuito.


Aos visitantes, que podem aproveitar de toda essa estrutura, a pousada não cobra entrada, apenas a consumação. 


A estrutura de lazer é completa, onde é possível aproveitar a piscina, redário com vista pro mar, sala de leitura e SPA (a pousada oferece diversos tipos de tratamentos e massagens com pedras aquecidas, ofurô, tratamentos com argila e outros).

Piscina agradável pra crianças e adultos






Os banheiros são uma "atração" a parte, também em formato de oca.


Um charme essa plaquinha identificando o banheiro como "Oca do Pipi". rsrs



Épossível saborear deliciosos pratos no Restaurante do Cacique, com um cardápio natural e variado.






Sem dúvida vale muito incluir a Oca do Índio em seu roteiro de visita ao Morro Branco. A gente, que viaja com criança, sempre busca esse tipo de estrutura pra ter um certo apoio com Valentina.





Valentina é bem dorminhoca e nunca conseguimos fazer um passeio "direto" com ela, sempre optando por realizar pausas estratégicas para "recarregar as baterias". Assim, após o almoço e termos descansado, seguimos no período da tarde (por volta das 15h30) ao encontro do rio Choró com mar e que divide os municípios de Cascavel e Beberibe. Mas antes, passamos no Parque Eólico de Beberibe para fazer algumas fotos. Trata-se de um parque gerador de energia limpa que possui 19 aerogeradores. Infelizmente o Parque não encontra-se nos roteiros de viagem da cidade e pouca gente conhece os benefícios dele pro estado e pro País (o Nordeste é o maior produtor desse tipo de energia no Brasil, sendo que o Ceará aparece em terceiro em todo o território nacional). Trata-se de um local curioso pra se conhecer e fazer fotos.




Após uma estrada de terra (cerca de 6 km), seguimos em direção a foz do rio Choró, onde é possível tomar um banho quentinho e calmo no encontro do rio com o mar. Valentina ficou fascinada em conhecer o manguezal e ver pequenos caranguejos em suas "casinhas", como ela mesma disse.



É possível se deliciar com um bom banho de mar, com águas calmas (embora com correnteza, cuidado!!!), sem ondas, uma excelente alternativa para o passeio com crianças. Fizemos esse passeio no fim da tarde, quando o céu já estava mais nublado e o sol menos castigante. 



Morro Branco fica a 1 hora saindo de Fortaleza e esse passeio que fizemos é ideal para realizar com crianças, podendo ser feito em apenas um dia, como fizemos. Ou seja, dá pra realizar um "bate e volta" se você é ou estar em Fortaleza, sem necessariamente dormir na cidade.

Essa carinha feliz diz tudo, não?

Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte