terça-feira, 19 de agosto de 2014

Baturité | Escadaria e Imagem Nossa Senhora de Fátima

Uma das nossas grandes expectativas com relação a visita à cidade de Baturité era fazer o percurso pela escadaria também conhecida como Via Sacra Pública, que possui 365 degraus e que leva o visitante até a estátua de Nossa Senhora de Fátima, monumento erguido em veneração à santa. Trata-se de um passeio gratuito, tendo-se uma visão privilegiada da cidade.



Como chegar?
Estando no centro de Baturité, siga pela CE-356 até chegar a Igreja Matriz. Em seguida, vá pela Rua Monsenhor Manuel Cândido (por trás da Igreja), entrando a direita na Rua Padre Antônio Pinto, onde você irá seguir até ao início da escadaria. Esse é o caminho para quem deseja fazer o percurso a pé, subindo as escadas. Está bem sinalizado e é facilmente encontrado. É possível fazer ainda o percurso de carro, mas optamos fazê-lo a pé mesmo.

Por que visitar?
A cidade de Baturité tem forte vocação para o turismo religioso, o que caracteriza algumas de suas atrações. Para quem também busca ter uma visão privilegiada da cidade de Baturité, deve fazer esse passeio que, embora cansativo, vale muito a pena. Resolvemos encarar o desafio e subimos a via sacra rumo a estátua. É bem desgastante, especialmente pra quem não tem hábito de atividades físicas (que é o nosso caso). O calor estava incomodando muito (Baturité fica entre as serras da região e é uma cidade quente) e tivemos que parar algumas vezes para recuperar o fôlego. A Escadaria está um pouco descuidada, mas é possível mesmo assim apreciar o passeio. 





Inaugurada em agosto de 1968, por Dom Almeida Lustosa, na época arcebispo de Fortaleza, o percurso da escadaria são alguns quilômetros de rampa e degraus construídos de pedra. O monumento é dividido em 14 estações, representando os momentos mais cruciantes do sacrifício de Jesus Cristo.


Suba devagar!! A escadaria é bem ingrime e você precisará dar algumas paradas para recuperar o fôlego. Mas a vista compensa!!! No meio do percurso você já será presenteado com um outro ângulo incrível da cidade! Aconselho fazer o passeio em grupo e durante o dia. Não há qualquer segurança no local. Embora não tenhamos tido qualquer problema, só após concluir o passeio pensamos o quanto ficamos exposto a uma situação de furto ou assalto, por exemplo. Também não há nenhum suporte no caminho ou no mirante, vá preparado(a) levando água, irá precisar!


 

 Pausa pra refrescar a pequena (que aguentou a subida mais que eu!)...


Após subirmos quase 400 degraus, encontramos a Estátua da Nossa Senhora de Fátima no alto do morro. Erguida em 1967, com 12 metros de altura, já foi considerada a segunda maior estátua mariana do mundo. Do mirante também é possível visualizar o Mosteiro dos Jesuítas e o Mirante do Cruzeiro.






Serviço:
Escadaria e Monumento Nossa Senhora de Fátima, Baturité
Rua Padre Antônio Pinto, s/n
Atração ao ar livre e gratuita.

E aí, curtiu? Se você gostou dessa dica, compartilhe com seus amigos. Quem sabe eles também ficarão felizes em conhecer essa atração. 
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte