terça-feira, 19 de agosto de 2014

Baturité | Escadaria e Imagem Nossa Senhora de Fátima

Uma das nossas grandes expectativas com relação a visita à cidade de Baturité era fazer o percurso pela escadaria também conhecida como Via Sacra Pública, que possui 365 degraus e que leva o visitante até a estátua de Nossa Senhora de Fátima, monumento erguido em veneração à santa. Trata-se de um passeio gratuito, tendo-se uma visão privilegiada da cidade.



Como chegar?
Estando no centro de Baturité, siga pela CE-356 até chegar a Igreja Matriz. Em seguida, vá pela Rua Monsenhor Manuel Cândido (por trás da Igreja), entrando a direita na Rua Padre Antônio Pinto, onde você irá seguir até ao início da escadaria. Esse é o caminho para quem deseja fazer o percurso a pé, subindo as escadas. Está bem sinalizado e é facilmente encontrado. É possível fazer ainda o percurso de carro, mas optamos fazê-lo a pé mesmo.

Por que visitar?
A cidade de Baturité tem forte vocação para o turismo religioso, o que caracteriza algumas de suas atrações. Para quem também busca ter uma visão privilegiada da cidade de Baturité, deve fazer esse passeio que, embora cansativo, vale muito a pena. Resolvemos encarar o desafio e subimos a via sacra rumo a estátua. É bem desgastante, especialmente pra quem não tem hábito de atividades físicas (que é o nosso caso). O calor estava incomodando muito (Baturité fica entre as serras da região e é uma cidade quente) e tivemos que parar algumas vezes para recuperar o fôlego. A Escadaria está um pouco descuidada, mas é possível mesmo assim apreciar o passeio. 





Inaugurada em agosto de 1968, por Dom Almeida Lustosa, na época arcebispo de Fortaleza, o percurso da escadaria são alguns quilômetros de rampa e degraus construídos de pedra. O monumento é dividido em 14 estações, representando os momentos mais cruciantes do sacrifício de Jesus Cristo.


Suba devagar!! A escadaria é bem ingrime e você precisará dar algumas paradas para recuperar o fôlego. Mas a vista compensa!!! No meio do percurso você já será presenteado com um outro ângulo incrível da cidade! Aconselho fazer o passeio em grupo e durante o dia. Não há qualquer segurança no local. Embora não tenhamos tido qualquer problema, só após concluir o passeio pensamos o quanto ficamos exposto a uma situação de furto ou assalto, por exemplo. Também não há nenhum suporte no caminho ou no mirante, vá preparado(a) levando água, irá precisar!


 

 Pausa pra refrescar a pequena (que aguentou a subida mais que eu!)...


Após subirmos quase 400 degraus, encontramos a Estátua da Nossa Senhora de Fátima no alto do morro. Erguida em 1967, com 12 metros de altura, já foi considerada a segunda maior estátua mariana do mundo. Do mirante também é possível visualizar o Mosteiro dos Jesuítas e o Mirante do Cruzeiro.






Serviço:
Escadaria e Monumento Nossa Senhora de Fátima, Baturité
Rua Padre Antônio Pinto, s/n
Atração ao ar livre e gratuita.

E aí, curtiu? Se você gostou dessa dica, compartilhe com seus amigos. Quem sabe eles também ficarão felizes em conhecer essa atração. 
Postar um comentário