quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Baturité | Igrejas e prédios históricos

Continuando nossa série #rodandopeloMaciço, vamos falar sobre as nossas visitas às igrejas e prédios históricos da cidade de Baturité, primeira parada da nossa trip. A influência do catolicismo na cidade é bastante notória, com monumentos como a escadaria e estátua de Nossa Senhora de Fátima (falamos delas aqui), o Mosteiro dos Jesuítas, as Igrejas Nossa Senhora da Palma (Matriz), dos Salesianos e de Santa Luzia, além do Mirante do Cruzeiro e da Colina do Rosário. Soma-se os lindos prédios antigos, com arquitetura que datam do século XVIII. O conjunto arquitetônico de Baturité encanta aos visitantes e formam um rico circuito religioso-histórico-cultural.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Palma
Inaugurada em Junho de 1762, trata-se de uma igreja imponente que possui arte bizantina com predominação do barroco (única nesse estilo no Brasil) e tendo já servido para guardar munição e pólvora durante a guerra da Confederação do Equador. Conta a história que a primeira imagem de Nossa Senhora da Palma, padroeira do município, foi levada para Baturité pelos índios Jenipapos e Canindés. A estátua tinha cerca de 40cm de altura e era feita em madeira, mas foi roubada e nunca recuperada.







Igreja de Santa Luzia
Inaugurada em Setembro de 1879, está localizada na Rua XV de Novembro. Sua construção foi iniciada na grande seca de 1877/1878, pelo Governo Federal, como obra de assistência aos flagelados. Há uma imagem centenária de Santa Luzia no altar principal. As festividades na Igreja ocorrem em 13 de dezembro, dia consagrado a esta Santa. Estava fechada no momento da nossa visita.


Museu Comendador Ananias Arruda
Criado em Junho de 1981, o Museu Comendador Ananias Arruda é de ordem privada mantido pela Fundação que leva o mesmo nome, afim de preservar tanto a história da cidade quanto a de seu homenageado. A casa onde funciona o Museu era a residência do Comendador. Seu acervo é composto por objetos pessoais, bem como documentos e peças importantes que contam a história de Baturité. Infelizmente estava fechado no momento da nossa visita. 


Palácio Entre-Rios 
Edificação centenária, já foi a antiga cadeia municipal e hoje é a atual sede do poder público. O prédio é um casarão histórico em estilo colonial construído no final do século XIX. Recebeu esse nome por estar localizado entre dois rios. Fica na praça matriz da cidade, em frente a Igreja. 


Pelourinho de Baturité
Localiza-se na Praça da Matriz, ao lado do Palácio Entre-Rios, sede do poder municipal, e em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora da Palma. Construída a pedido do ouvidor Victorino Soares Barbosa no século XVIII, como marco da fundação da cidade.


Mosteiro dos Jesuítas
Trata-se de uma imponente construção em pedra, datada de 1924, causando admiração pela sua arquitetura e tamanho. Localizado no Sítio Olho D'água, a pouco mais de 4km do centro de Baturité, pode ser acessado pela CE-356 ou pela Rua Padre Antônio Pinto e Estrada dos Jesuítas (a mesma da Escadaria Nossa Senhora de Fátima). Construído inicialmente como uma escola para a formação de padres, levou mais de dez anos para ser concluído. Do Mosteiro tem-se uma visão privilegiada da cidade, observando-se também o Mirante do Cruzeiro, uma cruz de 25 metros de altura sob uma montanha. Cobra-se taxa de R$ 2,00 por pessoa para visitação.










Ficou com vontade de conhecer a cidade? Ao escolher esse destino, você pode reservar um hotel/pousada através do nosso parceiro Booking clicando na caixa de pesquisa que encontra-se em nosso site. Desta forma você estará contribuindo para que possamos continuar Rodando pelo Ceará. Fazendo a reserva com o Booking através do nosso site você paga o mesmo preço oferecido pelo estabelecimento de hospedagem, mas a gente ganha uma pequena comissão pela indicação que é essencial para financiar os gastos do blog, contribuir com as viagens e gerar ainda mais conteúdos interessantes para você. É um ótimo jeito de você apoiar nosso conteúdo e ainda agilizar o planejamento da sua viagem. ;)


Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte