sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Caminhos de Iracema | Um passeio diferente e cultural

Hoje vamos deixar uma dica de passeio muito bacana e que, na minha opinião, deveria ser feito por qualquer pessoa que é de Fortaleza ou está na cidade. Trata-se do roteiro "Caminhos de Iracema", um convite a uma verdadeira imersão na história física da origem do povo brasileiro.



Quem foi Iracema?

Iracema, a virgem dos lábios de mel, foi uma índia retratada por José de Alencar, fazendo parte da trilogia indianista do autor (os outros dois romances são O Guarani e Ubirajara), sendo ele considerado o escritor mais ilustre natural de Fortaleza. 

O roteiro cultural Caminhos de Iracema foi idealizado pelo turismólogo Gerson Linhares e é uma proposta de estudo da vida e da obra do escritor José de Alencar, tendo como plano de fundo o romance Iracema - Lenda do Ceará, criado em 1865. A índia tornou-se símbolo do Ceará e seu filho com o colonizador português Martim representa o primeiro cearense, fruto da união das duas raças. O romance desvela sobre o início da miscigenação e formação do povo brasileiro, trazendo o mito fundador da cultura cearense. A personagem é um ícone de Fortaleza e está retratada em diversos pontos da cidade. Algumas estátuas são parada obrigatória para vem conhecer a capital cearense.

Acompanhados de um guia, os visitantes conhecem monumentos e equipamentos culturais alusivos ao maior escritor nacionalista brasileiro, passando pelos bairros de Fortaleza (Barra do Ceará, Centro, Praia de Iracema, Meireles, Mucuripe, Edson Queiroz, Messejana e Parangaba). Conheça os principais pontos, por ordem de visitação.

Praça e Monumento José de Alencar 
Inaugurado em 1929 para a comemoração do centenário de nascimento de José de Alencar. No monumento estão dispostos a estátua do autor (em granito, com quase 7 metros de altura) e em alto relevo os personagens indianistas de sua obra (Iracema, e seu filho Moacir, bem como o índio Peri do romance O Guarani).


Theatro José de Alencar 
Principal teatro da cidade, foi inaugurado em junho de 1910, com capacidade para receber cerca de 800 pessoas. Trata-se de uma obra que apresenta traços ecléticos em suas linhas arquitetônicas.


3ª Estátua de Iracema 
Localizada no Rotary Clube da Praia de Iracema. A estátua foi criada pelo cearense Descartes Gadelha e inaugurada em 2002.


Forte Nossa Senhora da Assunção
É um marco histórico da construção portuguesa, construído entre 1817 a 1825. No seu interior existe a estátua do português Martim Soares Moreno, considerado pelo escritor José de Alencar como "guerreiro branco".


2ª estátua de Iracema, a Guardiã
De autoria de Zenon Barreto, artista plástico cearense. Esculpida em ferro, foi inaugurada em 1996.


Livro Urbano de Iracema 
Um projeto inovador que reúne um conjunto de 18 peças no espigão da Praia de Iracema, cada uma com mais de 2 metros de altura. Cada parte registra trechos do livro de José Alencar, com objetivo de divulgar a riqueza literária cearense.


1ª Estátua de Iracema
Localizada na Praia do Meireles, o primeiro monumento que retratou a "virgem dos lábios de mel" foi inaugurado em 1965, homenageando o centenário da criação da obra literária. Construída na enseada do Mucuripe, local onde a índia esperava o regresso do "Guerreiro Branco".



5ª Estátua de Iracema
Localizada no Palácio Iracema (sede do Governo do Estado), a obra foi concebida pelo artista plástico Francisco Zananzanan, no ano de 2005. Bárbara de Alencar também é homenageada no Centro Administrativo.

Casa de José de Alencar 
Local onde nasceu o autor, em 1826, no antigo Sítio Alagadiço Novo e faz parte do Complexo Cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC). No local o visitante poderá conhecer a Pinacoteca Floriano Teixeira, o museu Arthur Ramos (com peças indígenas e da época da escravidão) e a biblioteca Braga Montenegro, além de exposição de gravuras de Iracema.


4ª Estátua de Iracema
Inaugurada na Lagoa de Messejana em 2004 pela Prefeitura de Fortaleza, é a maior estátua de Iracema da capital, concebida pelo artista Alexandre Rodrigues.


Abaixo um mapa com os principais pontos do Caminho de Iracema.




Serviço:
Passeio com mínimo de 30 pessoas.
Informações e reservas: (85) 3237. 2687 ou 8835.9915
Facilitador: Gerson Linhares

___________

Quer conferir mais sobre a cidade de Fortaleza? Veja mais dicas de passeios e atrações na cidade.

Cinco atrações gratuitas na Praia de Iracema

Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte