terça-feira, 26 de agosto de 2014

Roteiro de um dia em Pacoti | os principais atrativos da cidade

Dando continuidade a nossa viagem #rodandopelomaciço, começarei hoje a falar da segunda cidade que visitamos, a charmosíssima Pacoti. Distante 118kms de Fortaleza e apenas 6kms de Guaramiranga, a cidade tem o seu charme. Mas muito cuidado ao dirigir. É por uma estrada bastante sinuosa que você chegará até a cidade das flores.



Com boas opções de estadia (a destacar o Chalé Nosso Sítio, que oferece aos seus visitantes uma parada com contato direto com a natureza, além de passeios com caiaque, pedalinho, cavalo, charrete, entre outros), Pacoti preza pela simplicidade. E quem busca a cidade busca o contato com a natureza e a tranquilidade. Mesmo na alta estação, é possível fazer os passeios sem o aglomerado de turistas que às vezes encontramos em Guaramiranga. Há poucos atrativos turísticos na cidade, por isso um dia é suficiente para conhecê-la.

Estrada que leva de Guaramiranga a Pacoti
O centrinho de Pacoti é muito pequeno e basicamente é composto de duas vias principais que circundam a praça principal. É possível inclusive fazer boa parte do roteiro a pé.




Nossos roteiros SEMPRE buscam conhecer um pouco do passado do lugar que visitamos e com Pacoti não foi diferente. Fizemos um passeio pelo seu pequeno centro histórico, mas que com muito charme, conquistou o nosso coração. É uma cidade típica pra fazer um bate-volta, roteiro de apenas um dia, pois ainda conta com poucos atrativos para visitar, mas que merece a sua atenção se estiver pela região. Dividimos nosso passeio em dois momentos, sendo o primeiro para conhecer a cidade e o segundo que foi nossa visita ao Chalé Nosso Sítio (que falarei no próximo post).

Pacoti tem clima gostoso, favorecendo o passeio. A cidade, ainda com ar interiorano, é muito aconchegante, com gente simples e acolhedora. Algumas ruas ainda são identificadas a moda antiga, com escritas em azulejo, o que chamou muita a nossa atenção. De origem portuguesa, a identificação da rua desse modo aparece como um resgate cultural e uma "arte pública". A grafia, manuscrita, conta a história do homenageado que intitula a viela. Seria de extrema importância que o município preservasse esse tipo de produto, impedindo a sua destruição, seja por ação do tempo, abandono, demolição ou vandalismo.



ATRATIVOS TURÍSTICOS

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Construída em 1885, é uma das mais antigas edificações da cidade, que nasceu ao redor da matriz. Na Igreja estão sepultados alguns dos benfeitores de Pacoti, inclusive o Padre Quiliano (Fridolin Mitnacht), que chegou a cidade como fugitivo da I Guerra Mundial, residindo até os últimos dias de vida. Na frente da Igreja há uma estátua de busto que representa o padre com uma placa de agradecimento.





Capela Nossa Senhora das Graças


Pólo de lazer de Pacoti (Praça José Mota Pontes)
Essa praça foi um achado em nossas andanças pela cidade. Apesar de não ser apontada como um ponto turístico da cidade, como viajamos com criança o passeio por ela foi uma grata surpresa. Bem arborizada, é dividida em três sessões, uma para cada grupo de idade.






Arco Nossa Senhora de Fátima (Arco do Triunfo)
Foi erguido em comemoração pela passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, em 1953, sendo também marco de entrada da cidade, em sinal de bençãos aos que ali chegam.


Capela de Donaninha
É na estrada de Pacoti que encontra-se essa enigmática capela, que chama atenção. Observando melhor, revela-se em suas placas o motivo de sua construção. A obra arquitetônica foi construída em 1941 em memória de Donaninha por seu esposo, Ananias Arruda, um dos homens mais importantes da região na época.








Ficou com vontade de conhecer a cidade? Ao escolher esse destino, você pode reservar um hotel/pousada através do nosso parceiro Booking clicando na caixa de pesquisa que encontra-se em nosso site. Desta forma você estará contribuindo para que possamos continuar Rodando pelo Ceará. Fazendo a reserva com o Booking através do nosso site você paga o mesmo preço oferecido pelo estabelecimento de hospedagem, mas a gente ganha uma pequena comissão pela indicação que é essencial para financiar os gastos do blog, contribuir com as viagens e gerar ainda mais conteúdos interessantes para você. É um ótimo jeito de você apoiar nosso conteúdo e ainda agilizar o planejamento da sua viagem. ;)
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte