domingo, 14 de setembro de 2014

Guaramiranga | 5 atrativos religiosos para você conhecer na cidade

Continuando nossa série #rodandopelomaciço, seguimos para Guaramiranga, que fica a 100 kms da capital do Ceará. Vamos dividir nosso relato em algumas etapas, pois sem dúvida temos muito a mostrar sobre as belezas da cidade, que na região do Maciço de Baturité é a que apresenta a melhor estrutura para visitantes.


Guaramiranga tem clima ameno que varia de 10 a 20º C e relevo acidentado com altitudes máximas de 1.115 metros (considerado o segundo maior ponto culminante do Estado e o terceiro maior do Nordeste). Para quem visita o Ceará, a cidade foge das imagens tradicionalmente exibidas sobre o estado. Ao invés do mar azul, encontrará uma vasta vegetação de mata atlântica. Ao invés de subir as dunas de areia, a dica é fazer trilhas ecológicas guiadas. Surpreenda-se com a cidade e seus atrativos naturais banhados por cachoeiras de águas cristalinas. Flora e fauna silvestre completam esse cenário exuberante. A cidade também é conhecida por seus festivais, como os já renomados Festival de Jazz e Blues, o Festival Nordestino de Teatro e o Festival Letras, Flores e Vinhos. Se tiver condições de agendar sua visita nesses períodos, irá aproveitar uma excelente programação gratuita que movimenta a cidade (embora obviamente mais lotada e mais cara). O burburinho começa ao anoitecer e a cidade ferve com seus festivais, levando uma legião de apreciadores à cidade, que lotam as ruas e hospedagens.

Como a maioria das cidades interioranas do Brasil, a religiosidade do povo de Guaramiranga é muito forte. Nesse post destacamos cinco atrativos religiosos que são parada obrigatória para quem vai conhecer a charmosa "Suíça cearense".

1. Comece seu passeio pela Igreja Matriz da cidade.

Criada em 18 de setembro de 1873, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, santa padroeira da cidade. Localizada na Praça Frei Honório, possui estrutura muito bem cuidada, cercada de um belo jardim e grandes palmeiras. O templo dedicado à santa padroeira se harmoniza com a atmosfera bucólica da cidade.





2. Ladeira da Gruta (Via Sacra de Guaramiranga)

Ali próximo a Igreja Matriz, o visitante irá se deparar com três atrativos muito interessantes, sendo o primeiro deles a Ladeira da Gruta, também conhecida como Via Sacra de Guaramiranga, que leva até os dois próximos (Mosteiro dos Capuchinhos e Igreja da Gruta). Ao longo do caminho, passagens do momento da crucificação de cristo, em pedra.




3. Convento dos Capuchinhos

Construção datada de 1935 por missionários capuchinhos vindos da Itália e que desejavam promover o desenvolvimento das missões capuchinhas no nordeste brasileiro. Atualmente o Convento dos Capuchinhos funciona uma hospedaria para visitantes na região, aberto não somente a religiosos, mas o público em geral. Destaque para o jardim no centro do convento, com inúmeras flores da região.







4. Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Igreja da Gruta)

Durante nossa visita, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes estava em reforma, o que impossibilitou as fotos do templo. Fundada em 1892 em estilo barroco, seu acesso pode ser feito por transporte próprio pela Ladeira da Gruta ou a pé por uma escadaria composta por 79 degraus.



5. Estátua Nossa Senhora de Fátima na Linha da Serra

A estátua, com 21 metros de altura mais 6 metros de base, é considerada a maior Estátua de Nossa Senhora de Fátima no Brasil e localiza-se na Linha da Serra, a 11 kms do centro de Guaramiranga. Construída pelo artista Franciner Diniz a pedido de Miguel Dias, o monumento é fruto da fé do empresário e atrai muitos visitantes e peregrinos à cidade de Guaramiranga. O acesso à Linha da Serra é por via asfaltada e tem altitude média de 950 metros, além da vista panorâmica de toda a serra, tanto para o litoral quanto para o sertão.






Os atrativos são relativamente perto uns dos outros (a exceção da Estátua, que não fica na sede) e esse roteiro pode ser feito em uma manhã ou uma tarde (dê preferência conhecer a Linha da Serra na parte da tarde para apreciar um belíssimo pôr-do-sol). Todos são atrativos com visitação gratuita.

Quer conhecer mais do Maciço de Baturité?

Conheça os atrativos turísticos das cidades e monte seu roteiro com as nossas dicas.

Baturité

Pacoti

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares, ajudando assim com a manutenção do blog.

Viaje mais, conheça o Ceará!
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte