sábado, 20 de setembro de 2014

Guaramiranga | Memorial da Fotografia

Durante nossa passagem por Guaramiranga, em nossa viagem #rodandopelomaciço, fomos surpreendidos pela informação da existência de um Memorial da Fotografia. Nos interessamos em saber mais sobre esse atrativo da cidade, ainda tão desconhecido. E foi um acaso encontrá-lo, pois nem mesmo os moradores da cidade pareciam inteirar-se sobre existência do Memorial (visto que perguntamos para algumas pessoas e nenhuma sabia falar a respeito).

O Memorial da Fotografia de Guaramiranga - Sala Fernando de Mendonça é um espaço localizado na praça da cidade, ao lado do Teatro Raquel de Queiroz e que relata a história do município através de fotografia antigas.

Trata-se de uma pequena sala com um acervo simples, mas que vale a sua visita. É inegável considerar a relação da fotografia e a memória da cidade, utilizando-a inclusive como fonte documental de uma realidade passada. Através da exposição, é possível construir algumas narrativas e conhecer um pouco da história do município, além de algumas curiosidades, como o registro da propriedade onde a escritora Raquel de Queiroz passava suas férias escolares (aproximadamente no ano de 1925), bem como a propriedade da família Caracas e Linhares, que hospedou, em 1889 o Conde d'Eu (marido da princesa Isabel) durante sua excursão política pelo nordeste. É possível também ver nas fotos como era a cidade em seus dias de festa. Seus primeiros colégios, comércios e fazendas.








Acreditamos que mesmo dentro de sua simplicidade, vale a sua visita ao espaço. Aberto de segunda a sexta-feira, na mesma sala também funciona uma espécie de ilha digital para alunos da rede municipal. É uma pena que com o maior fluxo turístico nos fins de semana, o mesmo encontre-se fechado. Mas caso tenha a oportunidade de ir durante a semana, inclua-o em seu roteiro de visita.

____________


E aí? Quer conhecer mais do Maciço de Baturité?

Conheça os atrativos turísticos das cidades e monte seu roteiro com as nossas dicas.

Baturité

Pacoti


Guaramiranga



Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares, ajudando assim com a manutenção do blog.

Viaje mais, conheça o Ceará!
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte