quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Guaramiranga | Trilha do Café e muita história para saborear

Quando estávamos montando o roteiro de viagem para a cidade de Guaramiranga, durante nossa aventura #rodandopelomaciço, nos deparamos com a existência de um passeio oferecido pelo Casarão dos Uchôas, que denomina-se Trilha do Café. De imediato nossos olhinhos brilharam, pois é o tipo de roteiro que sempre buscamos em nossas viagens. Mas nem de muito longe nós conseguiríamos imaginar quão deliciosa seria a aventura desse passeio, guiada pelo mestre Chiquinho, um senhor de uns sessenta anos que nos leva a desfrutar dos encantos de Guaramiranga e suas histórias. E é esse passeio que vamos hoje mostrar aqui no blog.

O Casarão dos Uchôas é uma propriedade privada com duas sedes, uma no centro de Guaramiranga (instalada em um casarão histórico de 1904, totalmente preservado) e outra no campo, no Sítio Águas Finas, uma fazenda de café ao lado da empresa de água Neblina, apenas 2km do centro. As trilhas são agendadas previamente. A família Uchôa é tradicionalmente conhecida por fabricar o Café Guará, produzido nas montanhas de Mata Atlântica da cidade. As histórias se confundem com a própria história do Ceará. A cidade de Guaramiranga teve vital importância para o desenvolvimento do Estado. O ponto para essa conquista foi a excelente adaptação do café em suas terras úmidas e férteis.

Grãos de café secando
Ao chegamos na sede campo, fomos recepcionados pelo mestre Chiquinho. Um homem de estatura pequena, mas com uma grande história de vida. O primeiro momento foi a apreciação da secagem dos grãos de café. Em um pátio ao lado da casa é possível ver como é o processo, ainda de forma bem artesanal. Lá ouvimos as primeiras histórias sobre os cafezais de Guaramiranga. A viagem é um convite a reviver as experiências e tradições do século passado. 

Danielle e Valentina, com mestre Chiquinho, guia da Trilha do Café


O café foi introduzido na Serra de Guaramiranga na metade do século XIX, com sementes trazidas do Cariri. Com o clima ameno da cidade e seus terrenos férteis, rapidamente o cafeeiro proliferou-se, motivando muitos produtores do interior que sofriam com a seca que castigava a migrarem para a serra e iniciar o cultivo do fruto. O cultivou do café proporcionou enriquecimento aos donos de sítio da região, consolidando a urbanização da cidade, além da necessidade, posteriormente, da criação da Estação de Ferro de Baturité, visto que precisava-se escoar a produção serrana para a capital cearense, tudo isso gerando riqueza e desenvolvimento.


A Trilha do Café é um passeio cultural no qual o visitante irá ziguezaguear os cafezais do século passado, sob a sombra das ingazeiras, além de conhecer as variedades do café arábica, 100% orgânico. No caminho ainda é possível conhecer uma autêntica horta orgânica, a casa do João de Barro e a Barriguda, uma árvore centenária com mais 200 anos. Ao final do passeio, mestre Chiquinho nos convida a saborear do café Guará, produzido desde 1939 pela Família Uchôa.

Elton, Valentina e mestre Chiquinho, caminhando na Trilha





Chuchu da horta orgânica


É no meio da densa mata que vamos escutando as histórias de mestre Chiquinho, como a lenda do João de Barro, que constrói com esforço a casa para que a Maria de Barro possa colocar seus ovos, mas que depois, aprisiona a Maria dentro do ninho como forma de se vingar de uma traição. Trata-se de uma crença popular muito difundida e claro que ouvir essa história no meio da mata, escutando a natureza, tornou-se ainda mais especial.






Danielle, mestre Chiquinho e Elton. Uma experiência que levaremos para sempre!

SERVIÇO

Trilha do Café | Casarão dos Uchôa, sede campo
Valor: R$ 20,00 por pessoa
Agendamento através do telefone (85) 3321.1442

_________________

E aí? Quer conhecer mais do Maciço de Baturité?

Conheça os atrativos turísticos das cidades e monte seu roteiro com as nossas dicas.

Baturité

Pacoti


Guaramiranga



Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares, ajudando assim com a manutenção do blog.

Viaje mais, conheça o Ceará!
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte