Quando estávamos montando o roteiro de viagem para a cidade de Guaramiranga, durante nossa aventura #rodandopelomaciço, nos deparamos com a existência de um passeio oferecido pelo Casarão dos Uchôas, que denomina-se Trilha do Café. De imediato nossos olhinhos brilharam, pois é o tipo de roteiro que sempre buscamos em nossas viagens. Mas nem de muito longe nós conseguiríamos imaginar quão deliciosa seria a aventura desse passeio, guiada pelo mestre Chiquinho, um senhor de uns sessenta anos que nos leva a desfrutar dos encantos de Guaramiranga e suas histórias. E é esse passeio que vamos hoje mostrar aqui no blog.
O Casarão dos Uchôas é uma propriedade privada com duas sedes, uma no centro de Guaramiranga (instalada em um casarão histórico de 1904, totalmente preservado) e outra no campo, no Sítio Águas Finas, uma fazenda de café ao lado da empresa de água Neblina, apenas 2km do centro. As trilhas são agendadas previamente. A família Uchôa é tradicionalmente conhecida por fabricar o Café Guará, produzido nas montanhas de Mata Atlântica da cidade. As histórias se confundem com a própria história do Ceará. A cidade de Guaramiranga teve vital importância para o desenvolvimento do Estado. O ponto para essa conquista foi a excelente adaptação do café em suas terras úmidas e férteis.
![]() |
Grãos de café secando |
![]() |
Danielle e Valentina, com mestre Chiquinho, guia da Trilha do Café |
O café foi introduzido na Serra de Guaramiranga na metade do século XIX, com sementes trazidas do Cariri. Com o clima ameno da cidade e seus terrenos férteis, rapidamente o cafeeiro proliferou-se, motivando muitos produtores do interior que sofriam com a seca que castigava a migrarem para a serra e iniciar o cultivo do fruto. O cultivou do café proporcionou enriquecimento aos donos de sítio da região, consolidando a urbanização da cidade, além da necessidade, posteriormente, da criação da Estação de Ferro de Baturité, visto que precisava-se escoar a produção serrana para a capital cearense, tudo isso gerando riqueza e desenvolvimento.
A Trilha do Café é um passeio cultural no qual o visitante irá ziguezaguear os cafezais do século passado, sob a sombra das ingazeiras, além de conhecer as variedades do café arábica, 100% orgânico. No caminho ainda é possível conhecer uma autêntica horta orgânica, a casa do João de Barro e a Barriguda, uma árvore centenária com mais 200 anos. Ao final do passeio, mestre Chiquinho nos convida a saborear do café Guará, produzido desde 1939 pela Família Uchôa.
![]() |
Elton, Valentina e mestre Chiquinho, caminhando na Trilha |
![]() |
Chuchu da horta orgânica |
É no meio da densa mata que vamos escutando as histórias de mestre Chiquinho, como a lenda do João de Barro, que constrói com esforço a casa para que a Maria de Barro possa colocar seus ovos, mas que depois, aprisiona a Maria dentro do ninho como forma de se vingar de uma traição. Trata-se de uma crença popular muito difundida e claro que ouvir essa história no meio da mata, escutando a natureza, tornou-se ainda mais especial.
![]() |
Danielle, mestre Chiquinho e Elton. Uma experiência que levaremos para sempre! |
SERVIÇO
Trilha do Café | Casarão dos Uchôa, sede campo
Valor: R$ 20,00 por pessoa
Agendamento através do telefone (85) 3321.1442
_________________
E aí? Quer conhecer mais do Maciço de Baturité?
Conheça os atrativos turísticos das cidades e monte seu roteiro com as nossas dicas.
Baturité
- Estação Ferroviária e Maria Fumaça
- Escadaria e Imagem de Nossa Senhora de Fátima
- Igrejas e prédios históricos
Pacoti
Guaramiranga
Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares, ajudando assim com a manutenção do blog.
Viaje mais, conheça o Ceará!
2 comentários:
Adorei a dica!
Valeu!!! ;)
E o cheirinho de café, Dicas de Viagens, que fica no trajeto??? Bom demais!
Postar um comentário