quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ceará fuleiro: conheça a Rota do Humor

O Ceará é conhecido como a capital do humor. Aqui, até da desgraça se faz graça. E foi pensando nessa veia tão pertinente ao nosso povo, decidimos criar a "Rota do Humor". Destacamos, por tanto, dois espaços significativos que vão além da obviedade das muitas casas de show espalhadas por Fortaleza, mas que trazem referência a história do humor cearense e de seus principais personagens, buscando assim realizar um passeio além do show de humor, mas conhecer e resgatar a história por trás disso.

MUSEU DO HUMOR CEARENSE

Idealizado por Chico Soares e seu irmão, Jader Soares, humorista cearense conhecido como Zebrinha, o Museu do Humor Cearense, inaugurado em abril de 2014, é um espaço que busca resgatar a história do humor no Ceará e de seus humoristas. Destaque para a Biblioteca do Professor Raimundo, personagem interpretado por Chico Anysio, bem como objetos pessoais do artista. Entre as peças do Museu, o visitante irá deparar-se com uma sala totalmente dedicada ao mestre Chico, com roupas de personagens, documentos, livros, LPs, telas e até a urna funerária onde foram depositadas as cinzas do humorista. 

O Museu possui a Sala dos Humoristas, a Sala dos Troféus, a "Budega" do Riso, além de fazer referências importantes a nomes como Paula Nei, considerado o primeiro humorista brasileiro, bem como de cômicas histórias que "só acontecem no Ceará", como o bode Ioio e o dia que o sol foi vaiado. O visitante encontrará ainda um espaço que homenageia o filme Cine Holliúdy.




Funcionamento: Segunda a quinta, de 9h às 19h e de sexta a domingo, de 9h às 22h.
Entrada: R$ 10,00 (inteira)
Localização: Fica no Corredor Cultural do Benfica, na Av. da Univerdade, 2175, entre a Rua Joaquim Magalhães e a Avenida Domingos Olímpio.
Site: http://museudohumorcearense.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/museudohumorce

CASA DO CHICO ANYSIO

Localizada no município de Maranguape, a 30 kms de Fortaleza, é parada obrigatório pra quem decide conhecer a cidade. Nela o humorista viveu até os 8 anos de idade e através de visita guiada, se conhece toda a história do mestre do humor. A casa mantém preservada a arquitetura da época e em seus compartimentos foram criados espaços com peças do humorista ou que o homenageia, como livros lançados por Chico, marionetes e quadros com personagens mais consagrados pelo público.







Funcionamento: De quinta a domingo, de 9h às 17h.
Localização: Fica na Rua Chico Amador, 68, Parque das Rosas - Maranguape
Informações: (85) 3369.9188
___________
Quer conferir mais sobre a cidade de Fortaleza? Veja mais dicas de passeios e atrações na cidade.
Cinco atrações gratuitas na Praia de Iracema
Rota dos Mercados Públicos
Arena Castelão: estádio e museu do futebol
9 museus para conhecer em Fortaleza
20 dicas de programas gratuitos no centro da cidade
Caminhos de Iracema
Passeio de veleiro
Centro Cultural Banco do Nordeste

Compartilhe as informações com seus amigos, nas redes sociais abaixo. Viaje mais, conheça o Ceará!
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte