segunda-feira, 15 de junho de 2015

Museu Brinquedim, Brinquetu, Brincamos nós

O Museu Brinquedim, localizado em Coluna, no município de Pindoretama, a 50kms de Fortaleza, deveria ser parada obrigatória para viaja pela chamada Costa do Sol Nascente no Ceará. Já havia um bom tempo que desejávamos fazer essa visita e, felizmente, a oportunidade surgiu. Vamos contar o porquê você deve incluir esse museu em seu roteiro de viagem.


O Museu reúne peças do premiado artista plástico cearense Jader Pereira, mas conhecido como Dim. O passeio já começa na chegada, onde crianças de todas as idades apreciam e interagem com as obras ali expostas, como uma língua de um boneco gigante que vira um escorregador ou um gato que transforma-se num portal para passagem dos pequenos. Há também personagens da natureza espalhados por todo o espaço, como joaninhas, libélulas, pássaros e muito mais.



E o que falar do resgate das brincadeiras de 'antigamente', como a Amarelinha, que de casa em casa leva-nos ao céu? Um universo bem diferente do que, muitas vezes, a atual geração tecnológica está acostumada.


O acervo do artista conta com mais de 500 peças, de pequenas e grandes dimensões, distribuídas em sete conjuntos internos e um externo, com muita cor e alegria, motivando e exaltando a importância do lúdico. O Museu é um processo vivo e em constante transformação.








Outro atrativo é a mata nativa preservada e que nos foi apresentada pela esposa do artista, Ângela. São mais de 90 espécies catalogadas e, entre elas, mais uma obra de Dim, o Saci, personagem do folclore brasileiro considerado um protetor da natureza. A principal característica do Saci é a travessura e a brincadeira, então é de se supor que sim, ele está em casa!



Trata-se de um rico ambiente cultural que inspira a brincadeira, bem tipo pé no chão. Um resgate da meninice de cada criança, seja ela de que idade for.

Abaixo você pode conferir um pouco em vídeo como foi nossa visita ao Museu. Aproveita e se inscreva em nosso canal, clicando aqui.




Onde fica?
O Museu Brinquedim fica na Estrada da Coluna, Km 20, no município de Pindoretama, a 50kms de Fortaleza. No mapa abaixo você poderá traçar a rota até o Museu. As visitas podem ser agendas através do telefone (85) 8603.1667. A entrada custa R$ 5,00 por pessoa.

 


Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte