segunda-feira, 15 de junho de 2015

Viçosa do Ceará: roteiro une histórias e sabor

Quando estávamos montando nosso roteiro de viagem #rodandopelaIbiapaba, Viçosa do Ceará era, sem dúvida, a cidade que tínhamos maior expectativa para conhecer seus atrativos, em virtude das suas construções históricas e também pelo fato da cidade ser tombada pelo Iphan - o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Pontuamos alguns locais que gostaríamos de conhecer e seguimos viagem. Como estávamos hospedados em Ubajara, a viagem levou cerca de 50 minutos (trajeto de cerca de 47kms feito pela CE-187 até a cidade, devidamente sinalizado).

Começamos nosso dia num dos pontos mais visitados na cidade, a Igreja do Céu e o Mirante, que fica logo ao lado. É o ponto mais alto da cidade, com 900m de altura. A Igreja, que foi inaugurada em 1938, é um dos cartões postais do município. Ao redor, uma praça bem arborizada e muito linda, um recanto de sossego e tranquilidade para quem visita o espaço. Também no entorno o visitante poderá conhecer um pouco do artesanato local. O pólo turístico dispõe ainda de restaurante, biblioteca, ampla área de estacionamento, palco para shows e banheiros.






 Ao lado da Igreja, tem-se o Mirante que possibilita uma belíssima vista da serra da Ibiapaba.


É possível ter acesso ao local por duas vias: de carro ou por uma escadaria, com 334 degraus, onde é possível contemplar as 15 estações da via sacra, representando o martírio de Jesus Cristo. Confesso que fizemos a primeira opção, mas registramos as escadas para caso algum visitante com mais disposição queira encarar a subida!!!




Após a visita a Igreja do Céu, percorremos as ruas da cidade em busca de melhor conhecê-la. Viçosa reúne natureza, história e cultura. Berço de personagens ilustres, como Clóvis Beviláqua, General Tibúrcio. Nossa primeira parada foi a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, uma das mais antigas do Ceará.




Continuamos nossa visita a cidade e um certo desapontamento tomou conta. Muitos dos locais que tínhamos listados pra conhecer não estavam abertos à visitação, como o Teatro Dom Pedro II e o Memorial Clóvis Beviláqua. Nos contentamos em contemplar as construções históricas espalhadas pelas ruas da cidade.






Finalizamos nosso passeio visitando a Casa dos Licores, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e que possivelmente é o que mais vale a visita. O local é mantido por mais de 50 anos pela família Carneiro. Começou com o pai, Alfredo, e hoje é continuado por uma das filhas, Teresa. No local é possível degustar licores artesanais, doces, bolinhos de goma e muito mais, além de embebedar das histórias da família, tudo regado ao som de pífano, que originalmente era tocado por seu Alfredo. As visitas acontecem de 8h às 17h e não é cobrado taxa.







__________
Quer conhecer mais da nossa aventura #rodandopelaIbiapaba?
Veja aqui nossa visita aos atrativos culturais e religiosos de Ubajara.
Leia também aqui sobre nossa visita ao Parque Nacional de Ubajara.
Veja também o que fizemos em Tianguá.

__________
Vai conhecer Viçosa do Ceará? Confira as melhores opções de hospedagem com nosso parceiro Booking.com Você não paga nada por isso e ainda ajuda a continuarmos rodandopeloceara.

Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte