domingo, 12 de julho de 2015

Museus em Fortaleza: 9 museus pra conhecer na cidade

Fortaleza, a capital do Ceará, possui mais de 60 equipamentos culturais espalhados pela cidade cadastrados na Secretaria de Cultura do estado. São arquivos públicos, bibliotecas, centros culturais, museus e teatros, uma maior parte concentrados nos bairros Centro, Aldeota, Praia de Iracema e Benfica. Assim, destacamos 9 museus pra você visitar na cidade e conhecer um pouco mais.

1. Museu do Ceará


Localizado no centro de Fortaleza, o Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criado em 1932, e abriga mais de 13 mil peças relacionadas à história do Ceará, entre elas estão a bengala, batina e chapéu que pertenceram ao Padre Cícero, a primeira planta de Fortaleza e um punhal que pertenceu ao cangaceiro Lampião.

O Museu conta também com exposições temáticas, como o Memorial Frei Tito de Alencar, além de espaços que tratam dos povos indígenas, escravidão e abolição negra, religiosidade popular, arqueologia cearense e muito mais. O acesso é gratuito.

Endereço: Rua São Paulo, 51 - Centro
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 17h.
Agendamento: 85 3101.2610 / 3101.2611

2. Museu do Automóvel do Ceará


Criado em 1981, o Museu do Automóvel reúne carros das décadas de 1910 a 1970, uma verdadeira viagem no tempo. O automóvel mais antigo é um Ford T, de 1917. Indica-se fazer o passeio com o guia, que conta a história dos carros. Fica localizado no bairro Guararapes (ver mapa abaixo) e há uma taxa para visitação.

Endereço: Avenida Desembargador Manoel de Sales Andrade, 70 - Guararapes
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Agendamento: 85 3273.3129

3. Museu do Humor Cearense


O Museu do Humor Cearense é um espaço idealizado pelos irmãos Chico Soares e Jader Soares (o Zebrinha) e que conta o motivo do Ceará ser conhecido como a terra do humor e resgata a trajetória de grandes humoristas. Tem em seu acervo mais de dois mil livros específicos de humor, além de peças doadas por artistas como Chico Anysio, Tom Cavalcante e outros humoristas. Conta ainda com a sala dos troféus, sala de vídeo e a sala Cine Holliúdy, além da Budega do Riso.

Endereço: Avenida da Universidade, 2175 - Benfica
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Agendamento: 85 3252.3741

4. Museu da Escrita


Iniciado suas atividades em 2012, o Museu da Escrita é uma mostra permanente que visa apresentar os antigos meios de registro e transmissão da escrita. São 16 salas com objetos antigos e raros que mostram as curiosidades de uma das formas de comunicação mais antiga do mundo, começando na pré-história até o avanço da tecnologia. 

Endereço: Rua Dr. Walder Studart, 56 - Dionísio Torres
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Agendamento: 85 3244.7729

5. Museu da Boneca de Pano


O Museu da Boneca de Pano trata-se de uma experiência inédita com uma exposição permanente de bonecas confeccionadas artesanalmente, com foco de preservar as bonecas de pano como patrimônio histórico, além de favorecer as diversas possibilidades lúdicas, artísticas e culturais.

Endereço: Rua Deputado Joel Marques, 110 - Planalto Pici
Agendamento: 85 98631.3064 (Liduína)




6. Museu da Indústria


O Museu da Indústria localiza-se no centro de Fortaleza e é um espaço que conta sobre o desenvolvimento industrial no estado. O espaço tem mais de 2 mil metros quadrados de área dedicados a valorização da história fabril do Ceará, harmonizando tecnologia e artefatos históricos da industrialização. Visitação gratuita.

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 142 - Centro (Em frente ao Passeio Público)
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 19h.
Agendamento: 85 3201.3901

7. Museu Cultural do Transporte no Ceará


Para quem tem curiosidade em conhecer a história do transporte público em Fortaleza, a dica é visitar o Museu Cultural do Transporte no Ceará. O local conta com exposições fixas, com o Memorial Fotográfico do Transporte, Galeria do Transporte Coletivo de Passageiros, Salão do Trabalho em Transporte, Mais de um século sobre rodas, Um passeio pelo tempo, além de um espaço dedicado a visita do Papa João Paulo II a Fortaleza. Passeio imperdível!

Endereço: Rua Dona Leopoldina, 150 - Centro
Agendamento: 85 3304.4130

8. Museu Siará em Miniatura


O Museu Siará em miniatura (escrito com S mesmo, como antigamente) é uma proposta de apresentar o Ceará antigo dos casarões do século XIX, e tudo em miniatura! No acervo do Museu, as peças em tamanho reduzido apresenta os principais equipamentos do estado, como a Catedral da Sé, o Museu Sacro de Aquiraz e até os prédios da Fortaleza da belle époque. O espaço conta com mais de 1.500 peças em miniatura, construídas pela artesã Eliete Dantas, impressionando pela riqueza de detalhes. É aberto ao público, mas é preciso agendar.

Endereço: Av. Alberto Craveiro, 2.222 - Castelão (Condomínio Espiritual Uirapuru)
Visitação: mediante agendamento.
Agendamento: 85 98583.1033 / 98854.1855

9. Museu Castelão


Localizado na Arena Castelão, o Espaço Cultural Etevaldo Nogueira, chamado de Museu do Castelão, é um espaço dedicado à memória do futebol cearense. Há troféus, fotos, camisas, vídeos e outros recursos que contam a história do nosso futebol. Além do acervo, o equipamento permite visão privilegiada do campo.

Endereço: Arena Castelão (acesso pela portaria localizada na Av. Paulino Rocha)
Visitação: De terça a quarta e de sexta a domingo, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Na quinta-feira o espaço é reservado para o acesso gratuito a turmas de alunos da rede pública de ensino.
Agendamento: 85 3264.8134

Abaixo identificamos os nove museus/espaços culturais no Maps, para que você possa facilmente visualizar a localização deles. 



Vem pra Fortaleza?
Encontre um hotel perfeito para sua viagem em Fortaleza, com o melhor custo benefício. O Booking é nosso parceiro e te ajuda a comparar preços de hotéis de maneira rápida e segura. Garanta sua reserva sem nenhum custo adicional pagando apenas na hora do check-in, no hotel. Além de economizar, você ainda ajuda a manter nosso blog. Reserve agora mesmo um hotel para sua viagem clicando aqui ou na caixa de pesquisas ao lado.

___________

Quer conferir mais sobre a cidade de Fortaleza? Confira mais dicas de passeios e atrações na cidade.

Cinco atrações gratuitas na Praia de Iracema
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte