segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Trilha ecológica + maior duna móvel do Ceará: conheça as belezas de Icapuí

Muita gente que visita Icapuí, a 200kms de Fortaleza, acha que as opções de lazer se resumem as praias e suas falésias, mas a cidade oferece muito mais. E uma das atividades que mais gostamos durante nossa viagem pela Rota das Falésias foi encarar uma trilha ecológica na Praia de Ponta Grossa.


A Praia de Ponta Grossa é uma área de proteção ambiental (APA) e um dos destinos mais procurados por quem visita Icapuí, a última cidade do Ceará pela costa do sol nascente e que faz divisa com o Rio Grande do Norte. O local, de paisagens selvagens com falésias e belas formações rochosas com as mais variadas cores, é marcado por uma enorme ponta de pedra em barro vermelho. É considerado um dos passeios mais bonitos e completos do litoral cearense, onde o visitante pode banhar-se no mar de águas calmas e quentinhas, conhecer as falésias multicoloridas e também fazer a trilha ecológica, que vou contar agora pra vocês.


Como é a trilha ecológica?
A comunidade de Ponta Grossa se destaca pelo turismo comunitário, um local de beleza paradisíaca onde, com um guia local, realizamos um passeio pela mata nativa e pelas dunas. A trilha total tem menos de 2kms e apresenta níveis leve e moderado de dificuldade. É importante ir preparado, levando água e subindo sem pressa para fazer as pausas necessárias.



Iniciamos o passeio às 16 horas e foi um pouco corrido para não perdermos o pôr-do-sol do alto da duna. Confesso que por várias vezes pedi ao guia uns minutinhos pra recuperar o fôlego. Mas começando um pouco mais cedo, você terá a oportunidade de seguir um ritmo mais constante e aproveitar melhor as paradas. O tempo aproximado da trilha vai de 1h a 1h30, considerando as pausas e dependendo a condição física da pessoa. 

O primeiro trecho, chamado de Trilha do Tabuleiro, tem apenas 800m e é bem leve, percorrendo a vegetação nativa, onde é possível conhecer plantas com fins medicinais ou frutíferas da região, que são destacadas ao longo do percurso. Nesse trecho também o visitante poderá fazer parada nos mirantes com vista privilegiada pro mar. A visão das cores alaranjadas das falésias com o verde da mata e o azul do céu é realmente fantástica!






Nesse trecho é bem legal ficar atento, pois a qualquer momento você pode se deparar com algum animal da região. Essa é uma experiência muito rica, ainda mais quando se está com crianças. No nosso caso foi muito interessante observar uma cobra, quietinha em uma árvore.

Nunca é demais lembrar para não mexer com os animais, alimentá-los ou jogar lixo no percurso. A natureza agradece!


A segunda etapa do passeio é pela Trilha das Dunas, que tem menos de 350 metros (mas parece muito mais!!) e requer um pouco mais do visitante. A subida é um pouco cansativa, mas o visual no topo da duna é recompensador. Aproveite as paradas pra descansar e também fazer aquele registro. Os tons alaranjados que se formam das falésias com o pôr-do-sol é realmente incrível! Vá por mim, ficará pra sempre na sua caixinha de boas memórias!



Mas, o que até então eu não sabia, é que estávamos na maior duna móvel do Ceará e claro, tudo que sobe, desce! Confesso que deu um certo medo de encarar aquele abismo de areia e se não estivéssemos com o guia, teria voltado. São mais de 100m de altura e a sensação é que você vai sair rolando duna abaixo, mas foi tudo muito seguro e tranquilo. Passada a tensão inicial, foi só aproveitar a descida e a paisagem.



O passeio é finalizado com a Trilha da Praia, com 760m de percurso, super levinho, a beira mar, com um cenário incrível. Ficamos maravilhados com as paisagens que vimos nesse passeio, muito bom!




_________________
Quer ver um pouco mais? Então aperta o play e confere no vídeo abaixo.

_________________
Trilha Ecológica de Ponta Grossa
Contato do guia Elizeu: 088 - 99255.2629
Valor: R$ 15,00 por pessoa

_________________
Vai pra Icapuí?

Encontre um hotel perfeito para sua viagem com o melhor custo benefício com nosso parceiro Booking.com, que te ajuda a comparar preços de hotéis de maneira rápida e segura. Garanta sua reserva sem nenhum custo pagando apenas na hora do check-in. Além de economizar você ainda ajuda a manter nosso blog. Reserve agora!
_________________



_________________
Quer saber tudo sobre o litoral do Ceará? Veja nosso guia Sol e Mar.

Curta nossa página no Facebook
Siga o @rodandopeloceara no Instagram
Também estamos no Youtube com várias dicas em vídeo. Se inscreve lá.
Segue a gente também no Spachat: rodandoceara
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte