Um blog com dicas de viagens e passeios pelo melhor do Ceará.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Blogagem Coletiva: Descobrindo o Brasil com crianças

Fala viajantes! Hoje nosso post é mais que especial. Nós que fazemos o Rodando pelo Ceará, e tanto valorizamos as viagens com crianças em território nacional, vamos participar da nossa primeira blogagem coletiva, que é quando vários blogs se reúnem para escrever sobre um assunto específico.

Piscinas Naturais em Guajiru

E o tema da vez, proposto no grupo de blogueiros de viagem do Facebook e apresentado nas redes sociais com a hastag #BrasilcomCrianças é apresentar as 5 melhores viagens que nós, blogueiros, já fizemos no Brasil com nossos filhos (ou sobrinhos, afilhados, primos etc etc).


Como nosso blog é sobre o Ceará, resolvemos destacar então 5 destinos no nosso estado. Claro que tem muito mais por aqui, mas optamos falar de viagens que já fizemos com nossa filha e ter uma certa "propriedade" para apresentar pra vocês o destino. São viagens, passeios e locais que conhecemos, a sua maioria fora da rota tradicional de turismo, e que gostamos muito. Aqui está a nossa lista!

_____________

1. Trilha ecológica em Ponta Grossa, em Icapuí

A Praia de Ponta Grossa é uma área de proteção ambiental e um dos destinos mais procurados por quem visita Icapuí, a última cidade do Ceará pela costa do sol nascente e que faz divisa com o Rio Grande do Norte. É considerado um dos passeios mais bonitos e completos do litoral cearense, onde o visitante pode banhar-se no mar de águas calmas e quentinhas, conhecer as falésias multicoloridas e também fazer a trilha ecológica, que vou contar agora pra vocês. 

Um dos passeios bem legais que fizemos por lá foi a Trilha Ecológica, quem no total tem menos de 2kms e apresenta níveis leve e moderado de dificuldade. É importante ir preparado, levando água e subindo sem pressa para fazer as pausas necessárias. Apesar de parecer difícil, com calma você consegue fazer o percurso. Fizemos o roteiro com um guia local no final da tarde, com nossa filha de 4 anos, idade inicial que recomendo o passeio.

Essa é uma experiência muito rica, ainda mais quando se está com crianças! No nosso caso foi muito interessante observar a mata nativa e os bichos que podemos encontrar, como uma cobra, quietinha em uma árvore. Valentina nunca tinha visto uma cobra tão de perto (coisas de quem mora na cidade), então foi algo realmente incrível pra ela! Um dos momentos mais legais foi descer a maior duna móvel do Ceará!

Quer ver o post completo falando desse passeio? Clica aqui e confira!








2. Museu Brinquedim, em Pindoretama

Nossa segunda dica é conhecer o Museu Brinquedim, localizado no município de Pindoretama, a 50kms de Fortaleza, deveria ser parada obrigatória para viaja pela chamada Costa do Sol Nascente no Ceará. Já havia um bom tempo que desejávamos fazer essa visita e, felizmente, a oportunidade surgiu. Vamos contar o porquê você deve incluir esse museu em seu roteiro de viagem.

O Museu conta com variadas peças do artista plástico cearense Dim Brinquedim. O mais legal é que ele é um museu que desde a sua entrada já encanta, com obras expostas no jardim, na frente da casa e em vários ambientes. Ali crianças podem interagir com a arte, como escorregar na língua de um boneco gigante ou passar por um portal em forma de gato! O acervo do artista conta com mais de 500 peças, de pequenas e grandes dimensões, distribuídas em sete conjuntos internos e um externo, com muita cor e alegria, motivando e exaltando a importância do lúdico. O Museu é um processo vivo e em constante transformação e uma atração a parte para os pequenos.

Quer ver o post completo falando desse passeio? Clica aqui e confira!






3. Piscinas naturais em Guajiru, Trairi

Guajiru é uma comunidade localizada a 120kms de Fortaleza, no município de Trairi. O local é comparado com a vila de Jericoacoara, a 20 anos atrás, devido a sua beleza, natureza e preservação, além da ausência do turismo de massa, ideal pra aquela viagem de descanso e deixar as crianças brincarem a vontade na praia.

Mas o que mais chamou nossa atenção e fez a felicidade da nossa filha foram as piscinas naturais que se formam quando a maré baixa. Ali, caminhando pela faixa de areia, você chega tranquilo nas piscininhas. É maravilhoso o banho nas águas mornas, ver os peixinhos, recife de corais e toda aquela tranquilidade típica do vilarejo. Consideramos Guajiru como o melhor destino no litoral pra ir com crianças no Ceará!





4. Guaramiranga

Um outro destino que sempre curtimos conferir no Ceará é em Guaramiranga, considerada - com as devidas proporções - a Suíça cearense. A cidade fica apenas uns 100kms de Fortaleza e o seu grande atrativo é o clima frio que gira em torno de 15 a 18 graus, um "gelo" comparado com as altas temperaturas alcançadas na capital cearense.

A cidade é bem tranquila, com ar interiorano e é possível ter muito contato com a natureza, com seus banhos de cachoeira, passeios etc. Uma dica pra quem visita a cidade é fazer um passeio pouquíssimo divulgado, mas que nós adoramos!, que é a Trilha do Café.


É no meio da densa mata que vamos escutando histórias como a lenda do João de Barro, que constrói com esforço a casa para que a Maria de Barro possa colocar seus ovos, mas que depois, aprisiona a Maria dentro do ninho como forma de se vingar de uma traição. Trata-se de uma crença popular muito difundida e claro que ouvir essa história no meio da mata, escutando a natureza, torna-se ainda mais especial.


Quer ver o post completo falando sobre Guaramiranga? Clica aqui e confira!

5. Engenhoca Park, Aquiraz

Em Aquiraz nossa dica é fugir um pouco dos passeios óbvios e visitar o Engenhoca Ecoparque, um dos espaços mais legais pra se passar o dia com crianças em meio a natureza, no Ceará. O parque é um dos nossos queridinhos e sempre estamos por lá. A diversão é certa e a criançada adora as atrações, desde o espaço infantil para os menores, até as mais radicais para crianças maiores e até adultos, como tirolesa, arvorismo etc.


Já falamos várias vezes sobre ele aqui no blog. Você pode conferir tudo clicando aqui.

__________

Não deixe de ler e se inspirar nas melhores viagens de outras famílias viajantes!

1. Trilhas e Cantos:
http://www.trilhasecantos.com.br/2015/10/blogagem-coletiva-descobrindo-o-brasil.html
Destinos: Serra da Canastra, São Miguel do Gostoso, Rota Ecológica, Serra Catarinense e Litoral Norte de SP

2. E aí, Férias!:
http://www.eaiferias.com/2015/10/bc-descobrindo-o-brasil-com-criancas.html
Destinos: Beach Park, Portobello Resort & Safari, Vassouras Eco Resort, Sul de Minas

3. Rodando pelo Ceará:
http://www.rodandopeloceara.com.br/2015/10/blogagem-coletiva-descobrindo-o-brasil.html
Destinos: Trilha Ecológica em Icapuí, Museu Brinquedim, Piscinas Naturais em Guajiru, Guaramiranga e Engenhoca Ecoparque

4. Malas e Panelas:
http://malasepanelas.com/descobrindo-o-brasil-com-criancas
Destinos: Arraial d'Ajuda, Florianópolis, Cambará do Sul, Cruzeiro na costa brasileira e Gramado/Canela

5. Felipe, o pequeno viajante:
http://www.felipeopequenoviajante.com/2015/10/as-melhores-viagens-com-criancas-no-brasil.html
Destinos: Gramado e Canela, Litoral da Bahia, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro

6. Viajando com Palavras:
http://viajandocompalavras.com/2015/10/18/blogagem-coletiva-descobrindo-brasil-criancas-destinos-nacionais/
Destinos: Gramado, Paraty, Praia dos Carneiros, Cabo Frio, Belém

7. Viajando em familia:
http://www.viajandoemfamilia.com.br/blogagem-coletiva-5-destinos-top-no-brasil-com-criancas/
Destinos: Fortaleza, Caldas Novas, Foz do Iguaçu, Beto Carreiro e Salvador

8. Viagens que Sonhamos:
http://www.viagensquesonhamos.com.br/2015/10/destinos-para-viajar-com-as-criancas.html
Destinos: Gramado e Canela, Santa Catarina com Beto Carrero, litoral norte de Alagoas, Praia do Forte e Porto de Galinhas

9. Viajo Com Filhos:
http://viajocomfilhos.com.br/2015/10/descobrindo-o-brasil-blogagem-coletiva/
Destinos: Taipu de Fora, Bonito, Bombinhas, Pipa, Amazônia

10. Malas & malinhas: 
http://malasemalinhas.com.br/2015/10/17/viagem-com-crianca-no-brasil/
Destinos: Morro de São Paulo, Chapada Diamantina, Cidades Históricas de Minas Gerais, Fortaleza e Foz do Iguaçu

11. Cantinho de Ná: 
http://cantinhodena.com.br/viajando-com-as-criancas-pelo-brasil/
Destinos: Salvador, Praia de Forte, Fortaleza, Tibau do Sul e Pipa.

12. Carregando Malinhas: 
http://carregandomalinhas.com.br/5-destinos-para-descobrir-o-brasil-com-criancas/
Destinos: Gramado e Canela, Ilha Grande, Lumiar/Mury/São Pedro da Serra,  Arraial do Cabo e Vitória e Vila Velha.

13 - Viajante em Tempo Integral: 
http://www.tempointegralblog.com/brasil-com-criancas/
Destinos: São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado, Florianópolis, Natal

14 -  Viagem Simplesmente:
http://www.viagemsimplesmente.com.br/2015/10/descobrindo-o-brasil-com-criancas.html
Destinos: Bonito, Genipabú, Maceió, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçú

Compartilhe com seus amigos:
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Segue a gente no Instagram

Fazemos parte

Nossos parceiros

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyright © Rodando pelo Ceará | Blog de Viagens | Powered by Blogger Design by PWT | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com