quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

As 5 melhores praias do litoral leste do Ceará

Recebemos lá no nosso Instagram @rodandopeloceara o desafio de eleger as 10 melhores praias do Ceará. Não foi tarefa fácil, afinal, temos um dos litorais mais lindos do país e com praias que estão sempre na lista das melhores do mundo, como é o caso de Jericoacoara, e não queríamos cometer nenhuma "injustiça". Para facilitar, dividimos a nossa seleção em Litoral Leste e Litoral Oeste e destacamos cinco em cada lado. Apesar de Fortaleza ter praias belíssimas, não incluímos nenhuma da capital, visto que boa parte delas é imprópria para banho. Neste post, apresentaremos nossa seleção das 5 melhores praias do litoral leste do Ceará.

1. Canoa Quebrada, Aracati
Segundo destino mais visitado do Ceará, ficando atrás apenas da capital, Canoa Quebrada tem tudo que se espera encontrar em um destino de turismo: natureza, badalação e muita aventura. Muitos visitam a praia no famoso passeio "3 em 1", que compreende conhecer três praias (Canoa Quebrada e também inclui Morro Branco e Praia das Fontes, ambas em Beberibe) em apenas um dia. Pra quem está com a agenda apertada o passeio pode ser válido, mas vá por mim: se puder, reserve ao menos um dia para Canoa, pois opções é o que não faltam pra você fazer por lá. Entre os passeios, confira conhecer a praia de buggy com e descer a maior tirolesa entre dunas do Ceará. Fizemos esse passeio (confere aqui) com a agência Arriégua Adventure, do Marcos Bugueiro, e foi incrível! 


Aproveite para fazer um vôo duplo ou triplo de parapente. A Valentina, nossa filha de 4 anos, fez o vôo com o pai (confere aqui) e foi uma experiência inesquecível. Dá também para aproveitar a piscina e a estrutura da Barraca Chega Mais Beach (temos um post detalhado sobre essa barraca aqui). Uma observação sobre a piscina que gostamos muito: a Barraca funciona todos os dias, com acesso à piscina, mas nos fins de semana ela é de uso exclusivo pros pequenos. Para segurança deles, há um funcionário que monitora, de fora da piscina. Não há taxa de acesso à Barraca, mas o uso é pago a parte, no valor de R$ 10,00 a pulseira.

Pra conferir tudo que já escrevemos sobre Canoa Quebrada, clica aqui.
2. Icapuí
Nossa segunda dica são as praias de Icapuí, última praia do litoral leste. E não deu pra escolher só uma não, o jeito foi escolher toda a extensão litorânea. As suas múltiplas falésias, suas trilhas ecológicas, passeios de barco e paisagens ainda selvagens fazem da visita um dos passeios mais bonitos e completos do nosso litoral. Icapuí surpreende por ser ainda um destino inexplorado. A sensação que temos, muitas vezes, é de estarmos em uma "praia particular". 


Em nossa passagem tivemos a oportunidade de fazer um passeio pela trilha ecológica, em Ponta Grossa, descendo pela maior duna móvel do Ceará! Alguns bugueiros oferecem o passeio com saída de Canoa Quebrada, mas a dica é: destine ao menos dois dias para desfrutar desse pequeno paraíso e desbravar suas falésias coloridas, fazer passeio de jangada com os pescadores, banhar-se nas piscinas naturais que se formam ou apenas apreciar a passagem de muitos dos seus mirantes.

Pra conferir tudo que já escrevemos sobre Icapuí, clica aqui.
3. Morro Branco, Beberibe
Nossa terceira praia preferida da série é MorroBranco, em Beberibe. Considerada um paraíso cinematográfico, as paisagens já serviram de fundo para novelas, séries e filmes. A principal atração, o labirinto das falésias, conduz o vistante por uma caminhada entre os paredões, causando deslumbre por quem decide conhecer.


Mas Morro Branco tem muito mais a oferecer quem escolhe esse destino. Aqui mesmo no blog já destacamos dez passeios incríveis para se fazer nessa praia, que inclui visitar o centro de artesanato e a antiga locação da novela Final Feliz, fazer sessões relaxantes no SPA Ocas do Índio, entre outras.

Pra conferir tudo que já escrevemos sobre Morro Branco, clica aqui.

4. Praia Canto da Barra, Fortim
Nossa quarta praia preferida é a Canto da Barra, em Fortim, que fica entre Beberibe e Aracati e onde é possível apreciar o encontro do rio Jaguaribe com o mar. Um destino pouco explorado e incrivelmente belo. Lá o destaque se deu para o passeio de barco pelo rio onde, durante o percurso, é possível visualizar belíssimas casas de luxo com piers espalhadas, algumas até com elevadores de lancha, e conferir atrativos turísticos da região, como a Pedra do Chapéu, os manguezais e o Canal do Amor. Também avistamos a centenária Igreja de Fortim, curiosamente construída de frente para o rio. A estrutura hoteleira é simples, mas acolhedora.



5. Águas Belas, Cascavel
Nossa quinta e última praia deste desafio é Águas Belas, que tem beleza até no nome! A barra do Rio Mal Cozinhado é o ponto de partida para o encantamento deste lugar. Na maré baixa, piscinas naturais se formam, convidando para um banho delicioso em suas águas límpidas. É possível também fazer passeios de barco com parada para um mergulho e passeios de buggy sobre as dunas brancas do lugar. A Ocean View, parceira deste blog, oferece passeios turísticos para Águas Belas com saída de Fortaleza (confere aqui) a partir de R$ 35,00.

____________

Quer saber tudo sobre o litoral do Ceará? Veja nosso guia Sol e Mar.

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @rodandopeloceara no Instagram
+ Também estamos no Youtube com várias dicas em vídeo. Se inscreve lá.
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte