domingo, 10 de janeiro de 2016

Carnaval 2016 em Fortaleza | Programação e dicas

Falta menos de um mês para oficialmente começar o carnaval no Brasil. Para muitos, é um dos feriados mais esperados do ano, um feriadão! Muita gente aproveita pra viajar pra curtir a folia ou pra descansar (tipo: eu!). Mas pra quem resolver vir pra Fortaleza ou é daqui e quer ficar na cidade, essa semana a Prefeitura Municipal apresentou a programação do ciclo carnavalesco. A verdade é que mal começou 2016 e a folia na cidade já começou com os pré-carnavais. 

Blocos, bandas e cantores farão a animação por toda a capital. O Mercado dos Pinhões, Praça do Ferreira, Praia de Iracema, Mercado da Aerolândia e a Avenida Domingos Olímpio são apenas alguns dos cenários para a festa. A programação teve início no dia 08 de janeiro e se estenderá até a terça-feira de carnaval, em 09 de fevereiro. Reunimos nesse post as principais atrações espalhadas na cidade para você já colocar na agenda! Um mês inteiro pra não perder nada!

Imagem retirada da página da Secretaria de Cultura de Fortaleza, aqui.

Programação geral:

- Todas as sextas-feiras de janeiro o Mercado dos Pinhões receberá o Bloco Luxo da Aldeia a partir das 19h. 

"O Bloco, que tem o nome inspirado na música 'Terral', de Ednardo, anima foliões com seu repertório que presta homenagem a compositores cearenses de nascimento ou de coração, como Fausto Nilo, Lauro Maia, Luis Assunção, Ednardo, Paulo Gomes, Marcus Dias e outros, além de cair na dança com as composições autorais do Bloco, que já virou uma tradição do pré-carnaval de de Fortaleza." Fonte: Mercado dos Pinhões.


- No centro de Fortaleza, em todos os sábados de janeiro, o Bloco Concentra Mais Não Cai é que garantirá a festa. As apresentações acontecerão na Praça do Ferreira, a partir das 18h.


- No Mercado da Aerolândia haverá encontro dos  Blocos da Aerolândia todos os sábados, a partir das 16h e shows todos os domingos até 09 de fevereiro com Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria, das 17h às 20h.


- A Praia de Iracema receberá nos sábados de janeiro, a partir das 16h, o tradicional desfile dos blocos de rua, com concentração na Caixa Cultural, em frente ao Centro Dragão do Mar, e percurso pela Historiador Raimundo Girão até o Aterrinho onde, a partir das 18h, acontecem apresentações com convidados (uma novidade deste ano).


- Pra criançada, nos domingos de janeiro e durante o carnaval, das 9h às 11h, haverá folia Passeio Público, no centro da cidade com o Piquenique Bailinho. E não para aí! Também aos domingos o Clube da Sivozinha garante a folia dos pequenos na Casa José de Alencar, em Messejana. O Bloco Pirambulando anima a criançada do bairro Pirambu e adjacências nos dias 22 de janeiro, às 19 horas, dia 23, às 15 horas, dia 29, às 19 horas e dia 31 às 15 horas. A concentração acontece no Pólo Parque Oeste, na Vila do Mar.


- Na Avenida Domingos Olímpio, de 6 a 9 de fevereiro, acontecerá os desfiles de maracatus, blocos, escolas de samba, cordeões e afoxés. Lá são montadas arquibancadas para assistir a apresentação do desfile com mais conforto. Nunca fui, mas dizem ser imperdível!

- Também é possível acompanhar os ensaios abertos dos blocos, escolas de samba e maracatus por toda a cidade. A programação completa você encontra aqui.

Todas essas festas são gratuitas e promovidas com o apoio da Prefeitura de Fortaleza. Gostou? Prepara a fantasia, chama os amigos e curta a festa! Aproveita e clica aqui e confira mais dicas do que fazer em Fortaleza.
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte