quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Feriados em 2016: dicas de viagens pelo Ceará no primeiro semestre do ano

Eu não sei vocês, mas somos daquelas pessoas que nem termina o ano e já confere na agenda os feriados do ano seguinte para programar as próximas viagens. E destinos incríveis no Ceará não faltam, não é? Desde uma viagem bate e volta até um feriadão prolongado, não dá pra resistir aos roteiros de praia, serra ou sertão. Pensando nisso, separamos algumas dicas de destinos para a sua próxima viagem no primeiro semestre de 2016! É só preparar a mala e curtir as belezas do estado #rodandopeloceará.


6 a 9 de fevereiro | Carnaval
Talvez essa seja o feriado que tem mais opções do que fazer, seja pra quem gosta de folia ou pra quem prefira descansar. A nossa dica é prestigiar alguns dos destinos do litoral, que costumam "bombar" nessa época (consequentemente tem uma alta nos valores) ou o Festival Jazz e Blues na cidade de Guaramiranga. Neste ano acontecerá a 17ª edição. A programação completa você confere no site clicando aqui.


25 de março | Paixão de Cristo (sexta)

Um dos feriados católicos mais tradicionais, a dica é apreciar a belíssima encenação dos últimos momentos de Cristo antes do enforcamento e ressurreição. É de ficar arrepiado! O evento acontece em Pacatuba, apenas 30 kms de Fortaleza, e é considerado o maior espetáculo ao ar livre do Ceará e o segundo maior do Nordeste. Em uma praça-teatro é encenada a peça, com mais de oito mil metros quadrados e cenários que recriam as construções do tempo de Cristo. Nós estivemos ano passado lá em Pacatuba, a terra da Paixão, para acompanhar o espetáculo e é realmente emocionante.



 21 de Abril | Tiradentes (quinta) - ponto facultativo

Opa, pra muita gente já dá pra fazer uma viagem um pouco maior, "esticando" de quinta até domingo. A Rota das Falésias é a nossa dica para uma viagem um pouco mais comprida. E opção é o que não falta na região. Praias como Morro Branco, Canoa Quebrada, Canto da Barra e Ponta Grossa vão fazer do seu feriado verdadeiras férias.

Comece com 10 passeios pra você fazer em Morro Branco, que vão desde percorrer o labirinto das falésias até passeio de jangada com os pescadores nativos.


Em Fortim, a dica é fazer um passeio de barco pelo Rio Jaguaribe e tomar banho no encontro do rio com o mar.


Partiu, Canoa Quebrada? Muita aventura te espera no segundo destino mais visitado do Ceará. Aqui no blog mesmo você encontra um roteiro de um dia redondinho, com passeio de buggy, vôo de parapente, visitar a famosa Broadway e curtir uma barraca de praia.



Não deixe de incluir a visita ao patrimônio histórico de Aracati. Tem igrejas, museus e muita história na cidade pra você conhecer e se apaixonar.


Finalize o feriado em Icapuí com uma trilha ecológica na maior duna móvel do Ceará e conferindo as belezas de uma das praias mais incríveis do Ceará.


1º de Maio | Dia do Trabalho (domingo)

Como esse ano o feriado será em um domingo, que tal passear pela sua cidade? Sempre tem uma praça ou parque para um picnic ou encontrar os amigos. Em Fortaleza, dá pra curtir museus, teatros, pedalar pela cidade. Se estiver pela capital, você pode consultar o nosso Guia com 20 dicas de programas gratuitos pra fazer no centro de Fortaleza.




26 de Maio | Corpus Christi (quinta) - ponto facultativo

Aproveitando mais um feriado baseado nas tradições católicas, que tal fazer um roteiro religioso por Baturité e Guaramiranga? Começando por Baturité, você vai visitar igrejas e prédios históricos, além de monumentos dedicados à Nossa Senhora de Fátima (que já foi uma das maiores estátuas no Brasil) e a escadaria de 365 degraus. Inaugurada em agosto de 1968, por Dom Almeida Lustosa, na época arcebispo de Fortaleza, o percurso da escadaria são alguns quilômetros de rampa e degraus construídos de pedra. O monumento é dividido em 14 estações, representando os momentos mais cruciantes do sacrifício de Jesus Cristo.

Entre as igrejas e prédios históricos de Baturité estão a Igreja Matriz, a Igreja de Santa Luzia e o Mosteiro de Jesuítas.



Já em Guaramiranga, destacamos 5 atrativos religiosos para conhecer na cidade, como a maior estátua de Nossa Senhora de Fátima no Brasil, com 21 metros de altura mais 6 metros de base. O monumento fica na Linha da Serra, apenas 11kms do centro da cidade. Também visite a Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Igreja da Gruta), o Convento dos Capuchinhos (que oferece hospedagem também), a ladeira da gruta (chamada também de via sacra de Guaramiranga) e a Igreja Matriz da cidade.



Essas são apenas algumas dicas para melhor aproveitar os feriados de 2016 no primeiro semestre do ano. Acompanhe também através das nossas redes sociais (links na lateral do blog) e receba diariamente dicas de viagens, passeios e roteiros pelo Ceará. Curta, compartilhe e ajude o Rodando pelo Ceará a crescer.
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte