sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Turismo e diversão nas Lagoas do Ceará: 5 destinos que visitamos e indicamos

Fala, viajantes! Nem só de praia vive o Ceará. As lagoas do estado oferecem também muita diversão e são fonte de renda para os que vivem do turismo. Temos várias opções que oferecem lazer, curtição e muita aventura, especialmente para os amantes dos esportes náuticos como kitesurf e stand up puddle, muito praticado por aqui, criando novos pólos de lazer.

Em  nossas andanças pelo estado, já conferimos algumas famosas, outras nem tanto. Nos últimos anos, as lagoas têm perdido volume devido a escassez de chuva. Mas ainda assim dá pra aproveitar algumas delas e se refrescar desse calorzão que faz no Ceará. Neste post vamos destacar 5 lagoas que visitamos ao longo de 2015 e indicamos.

No litoral oeste, o grande destaque vai para a Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara. São cerca de 15 kms de água doce e cristalina e é uma das grandes atrações para quem escolhe Jeri como destino. Ali, redes armadas dentro da lagoa convidam para o descanso. Pra chegar lá, o ideal é contratar um passeio de buggy em alguma agência ou ir de carro 4x4 (mesmo nesse caso, é importante ir com um guia). Mas no nosso caso, fizemos esse roteiro em nosso carro mesmo, com um guia local. Também é possível ir de transporte alternativo (estilo pau de arara ou lotação). Quem fez essa experiência foi o Fábio Pastorello, do blog Viagens Cinematográficas, que visitou dessa forma e faz um relato detalhado de como foi.





No município de Cruz, vizinho a Jericoacoara, a Lagoa Azul faz a alegria do visitante. As águas são menos cristalinas que as da Lagoa do Paraíso, mas nem por isso o passeio deixa de ser incrível. Apesar de menos famosa, gostamos mais dessa opção. As redes, tão típicas nesse tipo de atração, ficavam mais próximas da margem da lagoa e fiquei menos preocupada com nossa filha, deixando ela bem livre pra curtir o banho enquanto a gente se deliciava. O ponto de apoio oferece refeições com preços mais convidativos. A estrutura é simples, porém agradável.


Outra lagoa que conhecemos no ano passado foi a Lagoa do Torno, em Icaraí de Amontada. Foi um achado! Encontramos graças a dica de uma moradora local e foi incrível. A rede dentro d'água pra relaxar, uma barraca de apoio pra servir uns petiscos e muita vontade de ser feliz, pra que mais, não é? Pra chegar nesse paraíso escondido, é simples: estando já em Icaraizinho, você deve pegar a estrada da vila como se voltasse pra Fortaleza e logo após o primeiro quebra mola você entra à esquerda, seguindo por uma estrada carrossal até chegar na lagoa. Na dúvida, pergunte aos moradores, são sempre cordiais em indicar como chegar em algum local.



Em Paraipaba, conhecemos a Lagoa das Almécegas, na Reserva das Pedrinhas, local perfeito para muito descanso e tranquilidade. Chegando na entrada de Lagoinha, segue a esquerda e após por estrada carroçal (mas em bom estado) até chegar a Reserva das Pedrinhas, cerca de uns 6 kms. Lá, você verá o portal indicativo e aí sim, chega à lagoa. Um destaque pra esse passeio é que é possível chegar ao local através de um roteiro 3 em 1, que inclui pau de arara, catamarã e buggy. 

Também gostamos muito da estrutura de apoio. O local é bem arborizado, com barraquinhas de palha e várias redes para o descanso. Também tem uma mini-fazendinha, que agrada bastante aos pequenos. O preço é justo! 



Nossa última dica é a Lagoa Oásis, que visitamos em Canoa Quebrada durante o passeio de buggy. Fizemos um passeio com a agência Arriégua Adventure e no final dele fomos presenteados por essa belezinha aí. Ela fica no meio das dunas, então só mesmo de buggy ou quadriciclo pra chegar lá. A lagoa fica em um ponto de apoio, a Barraca Oásis, mas não é necessário consumir lá pra acessar o local. 



Gostaram dessas dicas? Confira também as 5 melhores praias do litoral leste do Ceará. Compartilhe, divulgue, comente! Viaje mais, conheça o Ceará!
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte