segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Viajando pra serra com crianças: o que levar na mala?

Não podemos dizer, em hipótese alguma, que nós sejamos uma família aventureira, daquelas que estão sendo acampando, fazendo trilhas e aventurais mais radicais. É bem verdade que somos até acomodados e gostamos muito das facilidades que as hospedagens convencionais proporcionam. Mas nem por isso a gente não arrisque, eventualmente, de sair da zona de conforto, da rotina e encarar novos desafios, especialmente para que nossa filha, hoje com quatro anos, possa ter em sua trajetória diferentes experiências de viagens. Foi assim que vencemos o medo e ela encarou com o papai um vôo de parapente em Canoa Quebrada ou que já acampamos algumas vezes pelo Ceará, sendo uma na praia, no Recanto Caiçara, e outra em Tianguá, no Sítio do Bosco, por exemplo.

Tá, não estamos aqui falando de que fizemos uma super experiência de contato com a natureza e largamos tudo para uma temporada no meio da mata. No Sítio do Bosco, inclusive, tínhamos ali a disposição internet wi-fi gratuita e café da manhã, ou seja, não fomos tão longe assim da tal zona de conforto. Mas ainda assim foram experiências muito válidas e que nossa filha fala até hoje, pedindo pra voltar a acampar, o que achamos ótimo, esse é o espírito!

Estamos agora nos preparando pra mais uma aventura na estrada, desta vez voltando à Serra da Ibiapaba, mas com novos roteiros por Ubajara, São Benedito e Guaraciaba do Norte, as cidades que escolhemos para essa trip. Dentre as atrações que vamos conferir na região, iremos fazer uma trilha de 6kms pelo Parque Nacional de Ubajara. E aí veio a dúvida que talvez seja a de muitos: ao fazer trilhas com crianças, o que levar? Já deu pra perceber nos parágrafos acima que não somos nenhum especialista no assunto – longe disso! Mas viajamos com nossa pequena desde quando ela tinha 30 dias, aprendemos e erramos muito desde então e achamos que compartilhar algumas dicas do que levar para uma viagem desse porte em um post seria legal para, quem sabe, animar outros pais a fazerem o mesmo. Vamos começar?


ARRUMANDO A MALA
Houve uma época em que em nossas viagens de fim de semana levávamos tanta bagagem que parecia que estávamos fugindo da cidade para um novo destino. Com o tempo, você vai aprendendo e descobrindo o que é, de fato, necessário em uma mala. Hoje conseguimos o grande trunfo de organizar todas as nossas coisas em apenas duas mochilas, uma maior para o casal e outra menorzinha para a Valentina. Hoje vou mostrar um check-list do que levarei na mala para uma viagem de sete dias na serra:

- 2 a 3 casacos de frio
- 2 pijamas
- 1 par de tênis, 2 pares de sandálias (uma mais arrumadinha e outra pro dia a dia)
- 2 pares de meia
- 10 calcinhas
- 3 conjuntinhos de roupa (calça + blusa), mas que se combinem também
- 2 vestidos (caso queira ir pra um restaurante mais arrumado)
- 1 roupa de banho
- 1 blusa com proteção U.V.
- 1 nécessaire com produtos de higiene (shampoo, condicionador, sabonete liquido, escova de dente, creme dental, etc)
- 1 bolsa pequena com remédios de uso da criança, além de termômetro, antitérmicos etc

O ideal é fazer a mala com o que vai precisar ao menos três dias antes da viagem, pois a gente sempre lembra de algo a mais que poderia levar e essa organização com antecedência permite isso. É importante ter em mente que muita bagagem pode virar um trambolho na viagem e mais dificultar do que ajudar. Com o tempo, a gente pega o jeito! No mais, é lembrar que possivelmente você vai pra algum destino que também tem crianças e que as necessidades básicas delas são as mesmas em qualquer lugar, ou seja, num aperto, dá pra se virar por lá (assim sempre espero!).

MAS, NA HORA DA TRILHA. O QUE LEVAR?

- Sempre tento marcar nossos roteiros com trilha pela manhã, quando o sol está mais ameno. É legal começar o dia com um lanche leve, porém reforçado, pra aguentar a caminhada.

- Pra evitar andar com muitas coisas, quando vamos fazer uma trilha que já tem a opção de banho em uma cachoeira, por exemplo, como no caso da que faremos em Ubajara, já levo Valentina vestida com o maiô por baixo da roupa, que opto por uma calça tipo legging, pra proteger as perninhas dela na mata e de mosquitos, e uma camisa, preferencialmente de mangas compridas. Na minha mochila, levo ainda uma calcinha pra ela trocar após o banho e voltar seca.

- Uma coisa bacana que levamos nesse tipo de passeio é uma pequena lancheira térmica com água, frutas e biscoito ou barra de cereal, além de um saco para colocar o lixo. Geralmente essa bolsinha é levada pela própria criança, que se sente responsável por seu material e participante do processo. Pros adultos aplico a mesma lógica: roupa de banho por baixo das roupas de passeio e um pequeno lanche também.

- Adiciono ainda uma toalha e um par de sandálias para cada, pra usar no banho nas cachoeiras ou bicas, se necessário. Ah, e sempre ando também com repelente na bolsa.

Bem, essas são nossas considerações sobre uma mala ideal para uma viagem pra serra no Ceará (que tem temperatura totalmente diferente de uma viagem pro sul do Brasil ou pro exterior, por exemplo). E você? Acrescentaria mais itens na mala do seu filho? Deixa nos comentários a sua sugestão, vamos adorar saber como você prepara a mala da criançada!


Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte