terça-feira, 10 de maio de 2016

Comida de Boteco em Fortaleza: conheça os principais botecos locais

Realizado desde 2000, o concurso "Comida de Buteco" estará elegendo, pela primeira vez neste ano, o Melhor Boteco do Brasil. O concurso, que vai de 15 de abril a 15 de maio, funciona da seguinte forma: um ano antes, botecos de várias cidades são selecionados pela organização, que divulga no site Comida de Buteco ou nos aplicativos (veja aqui a versão para Android e veja aqui a versão para Iphone) uma lista com nomes e endereços dos bares selecionados, além de fotos e descrições dos pratos. Você também pode seguir o concurso pelo Instagram @_comidadibuteco. Numa segunda etapa, chega a parte mais esperada do concurso: DEGUSTAR! Basta pedir no boteco o petisco da casa e aproveitar! Por fim, público e júri dão notas de 1 a 10 para quatro quesitos a serem avaliados, que são: tira gosto, higiene, atendimento e temperatura da bebida. Entendido as regras do concurso, vamos conferir quais são os botecos de Fortaleza participantes e quais pratos fazem a festa do seu público?

Nesta 17ª edição, Fortaleza apresenta vinte botecos com petiscos incríveis. Dá pra fazer um verdadeiro roteiro de gastronomia e conferir um a um pela cidade. Neste post irei apresentar os dez primeiros botecos listados no site e num próximo post outros dez participantes. Vale a pena chamar a turma e conferir. Então, #partiucomer?

O Alenca's Bar, localizado na Rua Gustavo Sampaio, 692 - Parquelândia, concorre com um petisco de moela feita com tempero especial da casa acompanhada de macaxeira. Funciona de terça a sexta-feira, das 17h às 3h e aos sábados e domingos, das 14h às 3h.


O Alma Gêmea, localizado na Rua Dragão do Mar, 30 - Praia de Iracema e que funciona todos os dias das 18h às 00h, oferece um petisco chamado Alpes Suínos, feito de batata assada no forno sobreposta com carne de costelinha de porco e queijo parmesão. Delícia, heim?


Nosso próximo boteco é o Alpendre, localizado na Av. Rui Barbosa, 1386 - Lojas 1 e 2 - (a entrada pela Rua Torres Câmara), na Aldeota e apresenta o Taj Mahal, um petisco feito de isca de peixe com molho indiano. O Alpendre funciona de terça a sexta, das 17h às 0h, aos sábados, das 10h às 0h e aos domingos, das 11h às 18h.


Para os amantes da carne suína, o Baladeira preparou uma costela suína com castanha e melaço de cana acompanhada de creme de jerimum, farofa de banana da terra e mini bruschettas com bacon e queijo coalho. Parece incrível, né? O boteco funciona na Rua Castro Alves, 511 - Joaquim Távora, de terça a sábado, das 18h às 03h.


O próximo petisco vem do Bar Chá da Égua, que também apostou na carne suína para participar do concurso, com uma costela de porco ao molho de laranja acompanhada de rolinhos de couve com recheio especial da casa. O estabelecimento fica na Av. Gomes de Matos, 302 - Montese e funciona de terça a sábado, das 18h às 04h.


O famoso Bar do Arlindo veio com um arrumadinho que só de olhar, dá vontade de bagunçar! Feijão branco, cuscuz, carne de charque e linguiça calabresa fazem o petisco participante do concurso. O boteco fica na Rua Carlos Gomes, 83 - José Bonifácio e funciona de terça a sexta, das 17h à 00h e aos sábados e domingos, das 11h às 19h.


O petisco do Bar do Ciço mais parece uma refeição, de farto que é e traz um filet suíno com molho de cuxá, típico do Maranhão. O local funciona na Rua Padre Quinderé, 165 - Aldeota, de terça a domingo, das 11 às 23h.


O Bar do Helano trouxe para o concurso um prato típico no Ceará, o Sarrabulho, que é um guisado com miúdos de porco, à moda do Helano. O Bar fica na Rua Carlos Vasconcelos, 2310 - Joaquim Távora e funciona de terça a sexta, das 17h às 23h30 e no sábado, das 13h às 23h30.


A próxima parada poderá ser Bar e Restaurante do Nem, que trouxe almondegas recheadas com queijo e acompanhadas de farofa e molho agridoce. O restaurante fica localizado no Mercado São Sebastião, Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 e você pode aproveitar sua passada por lá e conferir a Rota dos Mercados Públicos de Fortaleza. O local funciona todos os dias, das 07h às 15h.


No centro de Fortaleza, a dica é conferir o petisco do Bar O Camocim, que fica na Rua Padre Mororó, 1012. Funciona todos os dias, das 16h à 01h. Lá eles vão preparar um filé de bacon que é uma gostosura só!


Abaixo vou deixar um mapa com a localização dos bares participantes do concurso, para não ter desculpa e perder essa oportunidade gastronômica incrível!



E aí, ficou com vontade? Eu sim! É hora de reunir a turma, chama os amigos e ajude a escolher o melhor boteco de Fortaleza. No próximo post trarei mais dez dicas para você se esbaldar na comilança pela cidade.
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte