domingo, 24 de julho de 2016

Rota da fé em Juazeiro do Norte: quatro atrativos imperdíveis

Juazeiro do Norte é um dos destinos mais procurados para quem deseja conhecer o Cariri e, como não podia deixar de ser, o turismo religioso se faz presente em seus principais atrativos. A terra de "Padim Ciço" permite que o visitante desfrute de um roteiro rico e histórico e hoje iremos apresentar aqui no blog quatro atrativos imperdíveis no Rota da Fé.

Esse roteiro faz parte de uma trip intitulada Expedição Sertões, que visitou nove cidades do sertão cearense (além de Exu, em Pernambuco), em apenas doze dias

Casa Museu do Padre Cícero

Local onde Padre Cícero morou até a sua morte, a Casa Museu é a primeira parada nesse roteiro. Lá o visitante poderá conferir tanto objetos que pertenceram ao sacerdote quanto aqueles deixados por devotos e admiradores do "Padim". Em um dos quartos chama a atenção a cama onde ele faleceu, em 20 de julho de 1934. Padre Cícero foi velado nesta casa e para que todos pudessem ter a oportunidade de dar o último adeus, uma urna mortuária foi exposta em uma das janelas. A Casa Museu fica na Rua São José, 242, no centro de Juazeiro do Norte.





Memorial do Padre Cícero

Seguindo pelas ruas do centro, a poucos metros da Casa Museu, pudemos conhecer o Memorial do Padre Cícero, localizado na Praça do Cinquetenário. O local foi inaugurado em Julho de 1988 com o objetivo de ser um ambiente de pesquisas e estudos sobre o sacerdote. Lá o visitante irá conferir vários objetos do uso pessoal do Padre Cícero, como vestimentas, fotografias, livros, obras de arte, entre outros. Também possui uma biblioteca com várias obras sobre o padre e um auditório com capacidade para quatrocentas pessoas.






Capela do Socorro

Nossa terceira parada na Rota da Fé foi visitar a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ou simplesmente Capela do Socorro, também localizada na Praça do Cinquentenário. O local chama atenção por estar no mesmo terreno do principal cemitério de Juazeiro do Norte e também por ter sepultado, em seu altar-mor, os restos mortais de Padre Cícero, levando verdadeiras multidões ao local, especialmente na data alusiva à morte do sacerdote e durante a Romaria de Finados, sendo apontado como um dos túmulos mais visitados do mundo!!



 Cemitério localizado aos fundos da Capela do Socorro



Colina do Horto

Seguindo para a Colina do Horto, cerca de 3 kms do centro de Juazeiro, nos deparamos com o melhor desse roteiro. É lá onde encontramos a estátua do Padre Cícero, o casarão do Horto e o Museu Vivo do Padre Cícero, além do Santo Sepulcro (que infelizmente não tivemos tempo de conhecer). Um dos atrativos obrigatórios é conhecer a Estátua de Padre Cícero, palco de devoção e fé. Inaugurada em 1969, a estátua tem cerca de 27 metros de altura, sendo uma das maiores estátuas em concreto do mundo. A partir do monumento é possível ter uma linda visão da Chapada do Araripe. Se você vai até Juazeiro e tem pouco tempo pra visitar todos os atrativos, não tenha dúvida: a Colina do Horto deverá ser sua parada obrigatória na cidade.

Da série #temqueter: é praticamente impossível ir a Juazeiro do Norte e não fazer uma foto na estátua.

Ainda nesse complexo, o visitante irá conhecer o Casarão do Horto, considerado como um dos locais preferidos pelo Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte.


No imóvel funciona atualmente o Museu Vivo do Padre Cícero, importante atrativo e que dá pra ter a dimensão da figura religiosa e política que era o sacerdote. Além dos ex-votos em agradecimento aos milagres alcançados e atribuídos ao Padim, como fotos, vestidos de noivas, peças em madeira, entre outros, em vários cômodos o visitante encontra personagens de cera em tamanho real representando o padre em momentos do seu cotidianos, como ao lado da beata Maria de Araújo, orando, descansando em uma rede, tomando café com amigos, entre outros.








Todo esse roteiro dá pra fazer tranquilamente em um dia e vale muito a pena conferir! Juazeiro do Norte foi o destino que mais tivemos opções de atrativos para fazer durante a Expedição Sertões e que nos mostra quão rico é o nosso Ceará e o nosso Nordeste!

Gostou desse roteiro? Aproveita para conferir também outros passeios incríveis que fizemos nessa viagem, como o Roteiro Caminhos de Assis, em Canindé e o Roteiro Caminho de Pedras, em Quixadá.

Espero que tenham gostado das nossas dicas e que deixe seus comentários logo abaixo, será um prazer! Não esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais, vamos mostrar as riquezas do nosso estado!
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte