quinta-feira, 7 de julho de 2016

Roteiro Caminhos de Assis | Dicas do que fazer em Canindé

Canindé é uma cidade do sertão do Ceará localizada a 118kms da capital seguindo pela BR-020 e foi nossa primeira parada durante a Expedição Sertões, que visitou nove cidades em doze dias. Preparamos para o leitor do Rodando pelo Ceará um guia com dicas para um roteiro de um dia pelos principais pontos atrativos da cidade, que tem forte apelo para o turismo religioso e que tem São Francisco de Assis como seu padroeiro. Vamos às dicas?

Estátua de São Francisco
Nosso passeio começou pela estátua de São Francisco de Assis, palco de devoção dos romeiros. Lá conhecemos o maior monumento dedicado ao santo no mundo!! É comum ser abordado no local por vendedores que oferecem desde fotos ao pé da estátua como também lembranças fransciscanas, como chaveiros, canecos, santos de gesso, madeira ou plástico, entre outros, mas nada que seja abusivo, pelo contrário, nos deixaram muito a vontade. A estátua fica no bairro Alto do Moinho e é boa a sinalização que leva até ela. 




Basílica de São Francisco
Nossa segunda parada foi para visitar o Complexo da Basílica, um local com grande estrutura e que reúne vários atrativos de visitação e peregrinação de romeiros, devotos e visitantes. A Basílica de São Francisco é o ponto de partida desse passeio e coração do santuário franciscano, tendo sido construída no final do século XVIII.





Casa dos Milagres
Logo ao lado da Basílica é possível visitar a Casa dos Milagres, outro local de fé e devoção e que acolhe ex-votos, fotografias e outras peças que representam alguma graça alcançada por intercessão de São Francisco. Funciona diariamente de 7h às 11h e de 14 às 17h. A visitação é gratuita.




Gruta de Nossa Senhora e Casa das Velas
Após a Casa dos Milagres, abaixo das escadarias da Basílica, o visitante poderá conhecer outro local de devoção, que é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Ao lado, funciona a Casa das Velas, local muito utilizado para pagar promessas pelos romeiros e devotos de São Francisco.





Museu Regional São Francisco
Seguindo um pouco adiante pelas ruas de Canindé, o visitante terá ainda a oportunidade de conhecer o Museu Regional de São Francisco, um espaço importante que reúne peças antigas não somente alusivas à fé e devoção dos romeiros, mas também peças da arte nordestina, indígena, entre outros objetos interessantes. Atualmente possuem mais de cinco mil peças distribuídas em cinco grandes salas. O museu funciona de segunda a sábado, das 07h às 11h e de 13h às 17h e aos domingos de 08h às 12h, com taxa simbólica de R$ 1,00 a entrada.






Zoológico São Franscico
Nossa última parada nesse roteiro de um dia por Canindé foi no Zoológico São Francisco, localizado ao lado do Museu Regional. A entrada custa R$ 2,00 e o local, que funciona todos os dias das 8h às 16h30, abriga animais silvestres, aves, felinos, reptéis e até mesmo um urso.







Viram quanta coisa interessante dá pra conhecer em Canindé? Espero que tenham gostado do nosso roteiro e que vocês possam aproveitar bem a passagem pela cidade.
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte