domingo, 7 de agosto de 2016

Conheça o Memorial Patativa do Assaré: história e poesia

Quando estávamos montando o roteiro para a Expedição Sertões, concluímos que essa era a oportunidade de tínhamos para visitar a cidade de Assaré e lá conhecer o Memorial Patativa do Assaré. A cidade fica cerca de 475kms de Fortaleza. Lá ficamos apenas um dia, mas foi o suficiente para nos apaixonar por essa localidade tão simpática e tão típica do interior. Conhecer o Memorial, principal atrativo turístico da cidade, é conhecer a história deste grande poeta e ícone da cultura popular e da nordestinidade. Vem com a gente!


Num sobrado antigo no centro da cidade funciona o Memorial, que é considerado um dos pontos turísticos mais importantes do Cariri. E não é pra menos! O local atrai, diariamente, estudantes, pesquisadores, turistas e até mesmo agricultores interessados em conhecer um pouco melhor sobre a vida e a obra do poeta mais famoso de Assaré. O poeta continua vivo na memória do povo!

Localizado em frente a praça matriz da cidade, onde era comum, em vida, o poeta sentar-se em uma cadeira de balanço. Vale lembrar que bem frente ao memorial podemos também fazer um registro da estátua do poeta, feita em tamanho natural, com 1,60cm, a estátua foi inaugurada em 2004 e restaurada posteriormente, quando em 2011 um turista subiu no pedestal para fazer uma foto ao lado da estátua e acabou caindo e quebrando o monumento (ver detalhes sobre esse fato no site do Diário do Nordeste).


Patativa do Assaré era pluralista! Foi poeta, compositor, cantor e repentista brasileiro e é considerado um dos maiores poetas populares do Brasil. Retratava, com uma linguagem simples porém poética, a vida do povo sertanejo. Um de seus maiores sucessos foi gravado por Luiz Gonzaga, a música "Triste Partida", em 1964. 

O espaço conta com cinco salas temáticas, que narram a história do poeta por meio de fotos, áudios, vídeos e objetos pessoais, como o violão, o inseparável óculos escuro e o chapéu. A visita é guiada por monitores que em vários momentos recitam os versos e prosas do poeta, fazendo a passagem pelo Memorial um momento ainda mais especial. 




Inaugurado em 1999, três anos antes do falecimento de Patativa, uma das salas que mais chamou a nossa atenção foi a que dispõe de farto acervo com quase tudo que já foi publicado sobre o poeta, que é inclusive objeto de estudo de pesquisas em universidades nacionais e internacionais.



Outra curiosidade é que Patativa, também chamado de "poeta da roça" por causa da sua linguagem simples mas que encantava a todos, tinha grande popularidade, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens e tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa. No memorial é possível conferir alguns dos muitos prêmios recebidos por ele.





Confira em nosso canal no Youtube ou abaixo um pouco da visita que fizemos ao Memorial.


Espero que tenham gostado. O Memorial Patativa do Assaré fica na rua Coronel Francisco Gomes, 82 – Centro, na cidade de Assaré e funciona todos os dias. A entrada é gratuita. Não deixem de incluir esse importante atrativo em sua visita ao Cariri. Deixe seu comentário abaixo, compartilhe com amigos e viaje mais pelo Ceará!
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte