sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O que fazer em Nova Olinda? Conheça a Fundação Casa Grande

Nova Olinda é uma cidade localizada no interior do Ceará, distante cerca de 560kms de Fortaleza, e um dos principais destaques do nosso roteiro durante a Expedição Sertões. É um daqueles destinos que tem "parada obrigatória" para quem vai ao Cariri e claro que não podíamos perder a oportunidade de passar por essa simpática cidade. Lá ficamos apenas um dia, mas deu pra visitar quatro atrativos bem interessantes e hoje vamos destacar o primeiro deles, que é a Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, uma organização não governamental que atua na cidade desde 1992.


Por toda a filosofia da Fundação Casa Grande, eu queria muito que a nossa filha Valentina tivesse a oportunidade de conhecer esse espaço. Eu havia estado lá no ano de 2004 e já naquela época me senti plenamente impactada pelo trabalho incrível feito por Alemberg e Rosiane que, junto com outros nomes locais, transformaram não só a vida das crianças e famílias que passaram por lá, mas atrevo-me a dizer que também da cidade. Incrível como Nova Olinda cresceu nos últimos anos e incrível que ainda assim, a Fundação não tenha perdido a sua essência.

A casinha azul localiza-se no coração da cidade, um pouco depois da Igreja Matriz, na rua Jeremias Pereira, 444. É muito fácil achar o atrativo, que funciona todos os dias, das 8h às 17h. Logo ali na entrada encontramos várias crianças brincando e também guiando os visitantes em um passeio de muitas emoções e histórias afetivas. Conhecemos nas primeiras salas um pouco do acervo arqueológico da Fundação e da sua própria história também.




A visita é guiada por uma das muitas crianças que circulam pela Casa, meninos e meninas protagonistas de suas histórias. Me emociono em ver como tanta coisa mudou, pra melhor! O lugar tem uma certa magia na sua essência. Ficamos por ali, circulando pelos espaços, conhecendo, vivenciando. O barato da Fundação é essa liberdade que temos de ir no nosso tempo, apreciando o melhor de cada canto.


Um espaço de e para crianças tem também seu lado lúdico e ali conhecemos o "Parque Vei Leonso", uma espécie de parquinho feito com materiais reciclados e cotidianos, como pneus, cordas, madeiras etc. Ali nossa Valentina se divertiu com outras crianças que por ali passeavam, enquanto Elton e eu reverenciávamos tudo aquilo que fora construído no meio do sertão. Impossível não se emocionar e não acreditar num futuro melhor!




Durante nossa passagem pela Fundação, estava acontecendo uma exposição intitulada "A Bola". Foi incrível poder conhecer um pouco desse incrível trabalho, cheio de cores e muita história.



E aí, o que acharam da Fundação? Sem dúvida, vale muito a sua visita. Aproveite e confira abaixo alguns outros atrativos que visitamos no Cariri durante a Expedição Sertões:

- No Crato, visitamos o Museu de Arte Vicente Leite.
- Em Assaré conhecemos o Memorial Patativa do Assaré.
- Em Juazeiro do Norte fizemos a Rota da Fé.
- Em Quixadá fizemos o Roteiro Caminho das Pedras, que incluiu a visitação à Fazenda Não Me Deixes, da escritora Rachel de Queiroz.
- Já em Canindé, fizemos o Roteiro Caminhos de Assis, com várias dicas do que conhecer na cidade.
Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte