terça-feira, 21 de março de 2017

5 teatros para conhecer no Ceará

Dia 27 de Março é comemorado o Dia Mundial do Teatro, data criada no ano de 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro, em Paris. Para tanto reunimos aqui no blog Rodando pelo Ceará a dica de 5 teatros incríveis para conhecer no estado. São equipamentos culturais que valem a sua visita pela sua história, imponência e importância artístico-cultural. Vamos conhecer?

1. Theatro José de Alencar (Fortaleza)
Nossa primeira dica não podia ser diferente: Theatro José de Alencar. Localizado no centro de Fortaleza, é considerado o principal teatro do Ceará e um dos mais bonitos do País. O prédio, com mais de um século de história, encanta por fora e por dentro. Apresenta uma arquitetura estilo art nouveau e comporta 800 lugares. Muito bonito também é o jardim projetado por Burle Marx, com mais de 40 espécies vegetais, incluindo árvores frutíferas e até pau-brasil. A programação mensal do Teatro pode ser consultada no site da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) clicando aqui.




Você pode conhecer o Theatro José de Alencar também através de um city tour pela cidade. A família Rodando pelo Ceará fez essa experiência e super recomenda.

2. Teatro da Ribeira dos Icós (Icó)
Localizado na cidade de Icó, a 366kms da capital, o Teatro da Ribeira dos Icós foi o primeiro teatro construído no estado do Ceará, no ano de 1860, embora nunca inaugurado. Conta a história que "no dia da inauguração, a elite de Icó, muito ciosa de sua importância, mandava os empregados ao teatro para ver se alguém havia chegado e que roupa estava vestindo: ninguém queria chegar primeiro e todos queriam brilhar mais. Nessas idas e vindas, o baile programado acabou não acontecendo e o teatro nunca foi inaugurado" (Fonte: Plínio Bortolotti). Localizado no centro da cidade, apresenta extrema importância histórica e arquitetônica e próximos a outros prédios também respeitáveis, como a Casa de Câmara e Cadeia, o Sobrado do Barão do Crato e a Igreja do Bonfim. Anualmente, no mês de Dezembro, a cidade realiza o Festival da Cultura Icoense, o Icozeiro, com vasta programação cultural.


3. Teatro São João (Sobral)
O Theatro São João. localizado em Sobral, é considerado o segundo teatro mais antigo do Ceará, construído em meados de 1877-1879 e inaugurado em 1880. Em 1983, o Theatro foi tombado pelo Patrimônio Estadual, sendo o primeiro monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tem capacidade para 300 pessoas e fica localizado no centro da cidade.


4. Teatro ao ar livre (Pacatuba)
Apesar de bem mais recente, escolhemos o Teatro ao Ar Livre de Pacatuba para compor esta lista pela sua importância à cultura local e estadual. Trata-se de uma praça-teatro construída para a encenação da Paixão de Cristo (confere aqui o último espetáculo que acompanhamos), com oito mil metros quadrados e cenários fixos que imitam as construções no tempo de Jesus. 




5. Theatro Pedro II (Viçosa do Ceará)

Um dos mais antigos teatros do Ceará, o Theatro Pedro II fica localizado na cidade de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, construído em 1909 e passando a ser um dos principais palcos de manifestações artística-culturais da região, Apesar de pequeno (quando comparado com demais teatros do estado), é um imponente monumento que, em 2003, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (como boa parte dos prédios antigos da cidade) e conserva ainda muito da sua arquitetura original, como a fachada em os tons originais de amarelo e branco e portas na cor azul. Em 2011 foi restaurado e passou a funcionar como um cine-teatro. Infelizmente, em nossa visita a Viçosa do Ceará, não conseguimos visitar o teatro.

E aí, gostaram das dicas? Conhece algum desses teatros? Conta pra gente nos comentários as suas dicas também!




Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte