terça-feira, 21 de março de 2017

5 teatros para conhecer no Ceará

Dia 27 de Março é comemorado o Dia Mundial do Teatro, data criada no ano de 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro, em Paris. Para tanto reunimos aqui no blog Rodando pelo Ceará a dica de 5 teatros incríveis para conhecer no estado. São equipamentos culturais que valem a sua visita pela sua história, imponência e importância artístico-cultural. Vamos conhecer?

1. Theatro José de Alencar (Fortaleza)
Nossa primeira dica não podia ser diferente: Theatro José de Alencar. Localizado no centro de Fortaleza, é considerado o principal teatro do Ceará e um dos mais bonitos do País. O prédio, com mais de um século de história, encanta por fora e por dentro. Apresenta uma arquitetura estilo art nouveau e comporta 800 lugares. Muito bonito também é o jardim projetado por Burle Marx, com mais de 40 espécies vegetais, incluindo árvores frutíferas e até pau-brasil. A programação mensal do Teatro pode ser consultada no site da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) clicando aqui.




Você pode conhecer o Theatro José de Alencar também através de um city tour pela cidade. A família Rodando pelo Ceará fez essa experiência e super recomenda.

2. Teatro da Ribeira dos Icós (Icó)
Localizado na cidade de Icó, a 366kms da capital, o Teatro da Ribeira dos Icós foi o primeiro teatro construído no estado do Ceará, no ano de 1860, embora nunca inaugurado. Conta a história que "no dia da inauguração, a elite de Icó, muito ciosa de sua importância, mandava os empregados ao teatro para ver se alguém havia chegado e que roupa estava vestindo: ninguém queria chegar primeiro e todos queriam brilhar mais. Nessas idas e vindas, o baile programado acabou não acontecendo e o teatro nunca foi inaugurado" (Fonte: Plínio Bortolotti). Localizado no centro da cidade, apresenta extrema importância histórica e arquitetônica e próximos a outros prédios também respeitáveis, como a Casa de Câmara e Cadeia, o Sobrado do Barão do Crato e a Igreja do Bonfim. Anualmente, no mês de Dezembro, a cidade realiza o Festival da Cultura Icoense, o Icozeiro, com vasta programação cultural.


3. Teatro São João (Sobral)
O Theatro São João. localizado em Sobral, é considerado o segundo teatro mais antigo do Ceará, construído em meados de 1877-1879 e inaugurado em 1880. Em 1983, o Theatro foi tombado pelo Patrimônio Estadual, sendo o primeiro monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tem capacidade para 300 pessoas e fica localizado no centro da cidade.


4. Teatro ao ar livre (Pacatuba)
Apesar de bem mais recente, escolhemos o Teatro ao Ar Livre de Pacatuba para compor esta lista pela sua importância à cultura local e estadual. Trata-se de uma praça-teatro construída para a encenação da Paixão de Cristo (confere aqui o último espetáculo que acompanhamos), com oito mil metros quadrados e cenários fixos que imitam as construções no tempo de Jesus. 




5. Theatro Pedro II (Viçosa do Ceará)

Um dos mais antigos teatros do Ceará, o Theatro Pedro II fica localizado na cidade de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, construído em 1909 e passando a ser um dos principais palcos de manifestações artística-culturais da região, Apesar de pequeno (quando comparado com demais teatros do estado), é um imponente monumento que, em 2003, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (como boa parte dos prédios antigos da cidade) e conserva ainda muito da sua arquitetura original, como a fachada em os tons originais de amarelo e branco e portas na cor azul. Em 2011 foi restaurado e passou a funcionar como um cine-teatro. Infelizmente, em nossa visita a Viçosa do Ceará, não conseguimos visitar o teatro.

E aí, gostaram das dicas? Conhece algum desses teatros? Conta pra gente nos comentários as suas dicas também!




Postar um comentário