quarta-feira, 1 de março de 2017

Centro de Cultura Popular Mestre Noza | Juazeiro do Norte

Oi gente! Faz um tempo que a gente não vinha aqui no blog, por uma série de motivos, sendo o principal a correria louca da nossa rotina com trabalho e nossa menina agora no primeiro ano escolar, o que tem requerido, da nossa parte, muito mais envolvimento e atenção. Mas, Março chegou e com ele esperamos conseguir colocar as coisas nos seus devidos lugares e, com isso, continuar a nossa tão sonhada "missão" de desbravar os variados destinos do nosso lindo Ceará.


Hoje trouxe um post que estava pra ser publicado faz um tempo, que refere-se a nossa visita ao Centro de Cultura Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte, durante a nossa Expedição Sertões, realizada em julho de 2016.


Aproveita e confere o nosso post sobre a Rota da Fé em Juazeiro do Norte.


O Centro Cultural funciona como uma espécie de pólo artesanal local, na Rua São Luís, 95, no centro de Juazeiro do Norte. Estávamos hospedados próximos a Casa Museu Padre Cícero (falamos dela aqui nesse post) e devido ao fluxo intenso de carros e pessoas no centro da cidade, nos deram a dica de ir a pé mesmo até o local. São só alguns quarteirões e foi um passeio interessante, até mesmo pra perceber o movimento do vai e vem local, interagir com as pessoas, enfim, bem bacana.

Mas a maravilha mesmo acontece quando se chega lá! O espaço contém várias salas com objetos que mostram toda a diversidade e cultura do povo não só de Juazeiro, mas nordestino. É sentir a cultura viva e ainda ter a oportunidade de conferir os artesãos fabricando as peças, in loco, e conhecer as histórias de geração, cultura e fé dos artistas.



Nas diferentes salas, o visitante irá encontrar artesanatos em madeira, barro, cerâmica, latão, entre outras matérias-primas. Os valores dos produtos variam conforme tipo, tamanho etc. Mas, na nossa opinião, o Centro de Cultura Mestre Noza vai além e funciona como uma exposição permanente do melhor da cultura nordestina. Ali passamos algumas horas apreciando as peças, o cuidado minucioso com cada trabalho, as representatividades do cotidiano do nosso povo através da arte. Para quem gosta de #culturapopular, é uma atração imperdível!


Claro que não perdemos a oportunidade de, também, fazer aquele registro especial no lugar. Sem dúvida, um atrativo que vale a pena você incluir na sua lista "do que fazer" em Juazeiro do Norte,



Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte