quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Museu do Ciclo do Couro, em Nova Olinda

Em nossa passagem durante a #ExpediçãoSertões, em Nova Olinda, um dos pontos que não podíamos deixar de conhecer eram aqueles que remetiam a vida e o trabalho de um mestre: Espedito Seleiro. Como tínhamos uma agenda bem apertada, ficamos apenas um dia na cidade. Contudo, como tudo é muito pertinho deu bem pra conhecer as principais atrações e uma delas foi o Memorial Espedito Seleiro | Museu do Ciclo de Couro, que conta também um pouco da vida e trajetória desse sertanejo.


Confesso que foi um enorme prazer visitar esse espaço cultural, tão lindamente organizado. O Museu, apesar de simples e cuja visitação é gratuita, se propõe a apresentar um encontro de gerações e preserva peças e ferramentas da família Seleiro, expostas desde 2014 - ano que o local foi inaugurado.


Ali encontramos a máquina que foi do avô de Espedito. Nela, o mestre conta com orgulho, que peças em couro ali foram costuradas para vaqueiros e tropeiros, até mesmo pra Lampião! Por ali também encontramos registros fotográficos sobre o ciclo do couro, mas acima de tudo, peças que fazem parte do acervo pessoal do artesão, como o primeiro baú confeccionado por ele, ainda com 10 anos de idade. 








Trata-se de uma preciosidade no meio do sertão do Ceará e que vale muito a pena ser visitado.


Postar um comentário

Curta nossa fanpage

Se inscreva no nosso canal

Nossos parceiros

Fazemos parte