7 museus para você visitar no Maciço de Baturité

sábado, 11 de abril de 2020

Quem acompanha nossas viagens #rodandopeloceara sabe que os museus são parada obrigatória. Sempre gostamos de incluir a visita a esses espaços de memórias e, por isso, resolvi fazer um post indicando alguns locais bacanas que você pode visitar quando estiver viajando pelo Maciço de Baturité.

Anota todas as dicas e separe ao menos 3 dias na sua agenda pra desbravar tudo que o Maciço tem a oferecer. No final do post, tem mais algumas sugestões de locais que você pode visitar na região.



1. Museu da Aviação (Guaramiranga)

Localizado no Hotel Vale das Nuvens e recentemente inaugurado, o Museu EPCAR - Força Aérea Brasileira é uma ótima oportunidade de você conhecer um pouco da história da aviação. Além da poder ver de perto uma aeronave Xavante, a primeira fabricada no Brasil, o visitante poderá fazer um voo virtual em um verdadeiro avião de caça brasileiro.

Endereço: Hotel Vale das Nuvens, Sítio São Francisco, S/N, Zona Rural, Guaramiranga





2. Museu Estação Ferroviária (Baturité)

Em Baturité, o Museu Ferroviário da cidade conta a história de uma das primeiras estações ferroviárias do Ceará, cujo prédio foi inaugurado em 1882, ainda no governo imperial de D. Pedro II. A estrada de ferro de Baturité tinha como objetivo o escoamento da produção serrana para a capital cearense, principalmente algodão e café, e a principio seria apenas um ramal da estrada de ferro.

A chegada do trem trouxe desenvolvimento tanto para a cidade de Baturité quanto para as vizinhas. No Museu, o visitante se deparará com peças que contam os tempos áureos dessa época, desde os bancos da antiga estação até mesmo peças dos trens, além de documentos, fotos, mobiliários das antigas residências da região.





O visitante irá conhecer também a Maria Fumaça, primeira locomotiva a vapor fazer o percurso Fortaleza x Baturité, no ano de 1882. Trata-se de um monumento comemorativo e de grande valor, inaugurado no primeiro centenário da Estação Ferroviária da cidade.

Endereço: Praça Osmar Marinho - Putiú, Baturité


A visita ao Museu Estação Ferroviária faz parte da Rota do Café Verde. Para conhecer mais dessa rota, basta clicar aqui.

3. Museu Comendador Ananias Arruda (Baturité)

Criado em Junho de 1981, o Museu Comendador Ananias Arruda é de ordem privada e mantido pela Fundação que leva o mesmo nome, afim de preservar tanto a história da cidade quanto a de seu homenageado. A casa onde funciona o Museu era a residência do Comendador. Seu acervo é composto por objetos pessoais, bem como documentos e peças importantes que contam a história de Baturité.

Endereço: Avenida 7 de Setembro 1.097, Centro - Baturité




Quer conferir mais dicas sobre o Maciço de Baturité? Clica aqui e saiba mais.


4. Museu Comunitário da Serra do Evaristo (Baturité)

Fundado em 2013, o Museu Comunitário é fruto do registro e pesquisa do sítio arqueológico descoberto na comunidade quilombola da Serra do Evaristo, sob coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – o IPHAN. É possível apreciar na visita relevantes achados das escavações, que revelam o passado indígena pré-colonial, como urnas funerárias, instrumentos em pedra polida (machadinhas, fusos), entre outros inúmeros vestígios arqueológicos com mais de 700 anos que compõem o acervo.

Endereço: Serra do Evaristo, s/n, Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, Zona Rural - Baturité




5. Ecomuseu de Pacoti (Pacoti)

Primeiro museu brasileiro feito de plástico reciclável e ecológico, o Ecomuseu é uma entidade comunitária que nasceu da iniciativa de transformar jovens ao explorar o território que habitam e busca incentivar a iniciação científica entre estudantes de ensino médio da rede pública estadual. O Ecomuseu é ainda um espaço de exposições e palestras sobre o patrimônio cultural e natural de Pacoti e região serrana.

Endereço: Rua Divino Salvador, 25, Anexo ao Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, Centro - Pacoti


6. Fazenda Floresta (Guaramiranga)

Apesar de não ser propriamente um museu, a Fazenda Floresta, situada em Pernambuquinho, distrito de Guaramiranga, leva o visitante a conhecer processos de produção do café, com a exposição de um maquinário antigo. Uma verdadeira viagem no tempo!

No local, é possível conhecer desde banco de mudas, visitar ao cafezal e aprender sobre o processo de beneficiamento do café: pilar, torrar e moer, que que depois pode ser adquirido na lojinha que comercializa, além do café, outros produtos produzidos artesanalmente na Fazenda Floresta, como açúcar mascavo, rapadura, farinha de banana, banana-passa, cachaça de banana, licores, entre outros.

Endereço: Rua Limoeiro, 836, Pernambuquinho, Guaramiranga





7. Memorial da Fotografia (Guaramiranga)

O Memorial da Fotografia de Guaramiranga - Sala Fernando de Mendonça é um espaço localizado na praça da cidade, ao lado do Teatro Raquel de Queiroz e que relata a história do município através de fotografia antigas. Trata-se de uma pequena sala com um acervo bem simples, mas que vale a sua visita. É inegável considerar a relação da fotografia e a memória da cidade, utilizando-a inclusive como fonte documental de uma realidade passada. Através da exposição, é possível construir algumas narrativas e conhecer um pouco da história do município, além de algumas curiosidades, como o registro da propriedade onde a escritora Raquel de Queiroz passava suas férias escolares (aproximadamente no ano de 1925), bem como a propriedade da família Caracas e Linhares, que hospedou em 1889 o Conde d'Eu (marido da princesa Isabel), durante sua excursão política pelo Nordeste. É possível também ver nas fotos como era a cidade em seus dias de festa. Seus primeiros colégios, comércios e fazendas.





Mesmo dentro de sua simplicidade, vale a sua visita ao espaço. Aberto de segunda a sexta-feira, na mesma sala também funciona uma espécie de ilha digital para alunos da rede municipal. É uma pena que com o maior fluxo turístico nos fins de semana, o mesmo encontre-se fechado. Mas caso tenha a oportunidade de ir durante a semana, inclua-o em seu roteiro de visita.

Endereço: Ao lado do Teatro Rachel de Quiroz, na praça central, Guaramiranga

_______

                      SALVE AGORA NO SEU PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS.




________

E aí? Quer conhecer mais do Maciço de Baturité?

Conheça os atrativos turísticos das cidades e monte seu roteiro com as nossas dicas. Basta clicar nos links abaixo:

Baturité

Estação Ferroviária e Maria Fumaça
Escadaria e Imagem de Nossa Senhora de Fátima
Igrejas e prédios históricos

Guaramiranga

5 atrativos religiosos para conhecer em Guaramiranga
Guaraminga | Trilha do Café e muita história para saborear

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares, ajudando assim com a manutenção do blog.

Viaje mais, conheça o Ceará!

Nenhum comentário: