Trata-se de um centro cultural que guarda muitas histórias sobre um dos mais célebres escritores do Ceará. Funciona em um sítio localizado na Av. Washington Soares, 6.055, em Fortaleza, e que oferece a visitação a cinco equipamentos importantes para conhecer um pouco mais sobre Alencar e outros temas.
A construção da Casa José de Alencar é do século XIX e foi onde José de Alencar nasceu e passou parte da sua infância. Em 1965, foi adquirida pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que resolveu transformar o local em um espaço cultural.
O conjunto arquitetônico abriga ruínas arqueológicas e suas edificações históricas. O visitante terá a oportunidade de conhecer a casa onde José de Alencar viveu parte da sua vida, além outros equipamentos que também ajudam a contar a história do autor, entre eles a Pinacoteca Floriano Teixeira, que expõe 32 quadros que retratam personagens da obra romanesca de José de Alencar. Através das pinturas é possível fazer um verdadeiro mergulho na obra literária de Alencar.
O espaço conta também com o Salão Iracema, que abriga uma coleção do renomado artista cearense Descartes Gadelha e que retrata também a obra de Iracema. São 33 desenhos a bico de pena em naquim e uma tela a óleo. Também podemos destacar o Museu Arthur Ramos, que possui duas exposições permanentes, sendo uma sobre a Cultura e Religião Afro-Brasileira (uma das principais coleções etnográficas do Brasil) e outra sobre Renda de Bilros (com mais de 3 mil exemplares de renda coletados em todo o Ceará).
Por fim, poderá conhecer as duas bibliotecas: a Biblioteca Comunitária O Guarani e a Biblioteca Braga Montenegro, que conta com uma vasto material digitalizado relativo à obra de José de Alencar, assim como seus manuscritos.
As visitas, que são gratuitas, acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, acontece das 08h às 12h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário